Eleito deputado federal mais votado pelo Rio Grande do Sul (349,8 mil votos), Marcel Van Hattem (Novo) consolidou uma série de investidas digitais que o fizeram campeão de votos nas urnas, em outubro deste ano. O gaúcho, natural de Dois Irmãos, viu seu número de seguidores saltar de 20 mil, quando ainda exercia mandato de deputado estadual, para os atuais 439 mil em sua página no Facebook. O crescimento foi de 2.095%.
À coluna, Marcel compartilhou parte da estratégia de sucesso nas redes. O ponto de partida foi procurar, um a um, comentários em sua página, que traziam mensagens de apoio a ele, em uma postagem específica, quando ele decidiu trocar o Partido Progressista pelo Novo.
— Buscamos comentários que diziam algo como "to contigo", "parabéns", "conta comigo" e fomos, um a um, contatá-los por mensagens inbox — revelou.
No contato, através da mensagem inbox — quando a conversa é privada com o seguidor —, Marcel e sua equipe perguntavam se a pessoa desejava apoiar a campanha dele por uma vaga na Câmara dos Deputados e, em caso de resposta positiva, o celular do apoiador era cadastrado. Depois, o então candidato e a equipe telefonaram para todos aqueles que manifestaram interesse em ajudar.
— Ligamos para quase 3 mil pessoas e oferecemos muitas possibilidades de apoio, desde o envio de um adesivo até um kit com material da campanha, para quem quisesse ajudar a distribuir — lembrou.
Marcel Van Hattem também dividiu com a coluna uma forma de comunicação direta, estabelecida através do WhatsApp. Para tanto, o apoiador precisava acessar um site e, depois, seguir os passos ali descritos. Ao salvar o contato disponível neste site, a pessoa passava a receber conteúdos sobre o candidato (em mensagens individuais), para que pudesse se informar e também compartilhá-lo com amigos. A coluna cadastrou o celular nesta quinta-feira (7). A mensagem que chegou à noite trazia um manifesto do partido Novo contrário ao aumento concedido aos ministros do STF, com as hashtags #AumentoNão e #VetaTemer.
— É uma série de fatores. Precisa ter conteúdo, precisa ter interatividade, quem está do outro lado tem que se sentir parte de uma conversa e essa conversa tem que fazer parte do mundo real. Não se trata apenas de uma estratégia digital, porque, no nosso caso, as pessoas receberam nas suas casas aquilo que elas pediram, santinhos ou adesivos, por exemplo - contou.
Somente na campanha, a ferramenta utilizada por Marcel e sua equipe cadastrou contatos de 15 mil apoiadores, dispostos a disseminá-los com amigos. Por fim, futuro deputado federal fez questão de citar um detalhe, segundo ele, fundamental:
— Sou eu mesmo quem faz a gestão do conteúdo. Seja em texto, em vídeo, em foto, eu não abro mão de participar — confessou, com celular na mão, enquanto, de fato, controlava os acessos da última entrevista que havia concedido, à Rádio Gaúcha. O post foi escrito por ele, enquanto conversava com a reportagem.