Em mais uma ação em busca de uma solução para a crise nas finanças estaduais, o governador José Ivo Sartori deve desembarcar em Brasília nos próximos dias. O apelo para adesão ao regime de recuperação fiscal será feito diretamente ao presidente da República, Michel Temer.
Sartori, secretários e deputados vão se reunir com o presidente no Palácio do Planalto. O encontro está previsto para o próximo dia 13 de março e está sendo articulado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. A intenção é realizar uma conversa política, atualizar as etapas já cumpridas pelo Executivo gaúcho e reiterar ao presidente a importância de o Estado aderir ao programa de socorro financeiro.
O projeto que permite ao Piratini aderir ao regime já foi aprovado na Assembleia Legislativa gaúcha. Ele é considerado um primeiro passo para que o Estado possa assegurar o acordo – que garantirá aval para novos empréstimos e pelo menos três anos de carência na dívida com a União. Contudo, para oficializar a adesão ao regime, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) exige contrapartidas – entre elas, a oferta de ativos. Os projetos que permitiriam a privatização de estatais, no entanto, seguem parados no Legislativo.
Ao realizar o encontro, o Piratini pretende promover uma articulação política, além da negociação técnica negociada com o Ministério da Fazenda.