Neste sábado (7), às 14h, a Fundação Iberê, em Porto Alegre, apresenta a Coleção Oxenford, considerada a mais expressiva coletânea de arte contemporânea da Argentina.
Em cartaz até 23 de fevereiro, a exposição Un lento venir viniendo — Capítulo III exibirá parte do acervo do empresário argentino Alec Oxenford, cofundador da plataforma de comércio eletrônico OLX e da Letgo (app de compra e venda de itens usados). A coleção reúne 600 peças de 200 artistas, com um panorama artístico do país vizinho entre o fim do século 20 e início do 21.
No Brasil, a seleção do material foi dividida em “capítulos” para três mostras, começando pelo Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Capítulo I) e pelo Instituto Tomie Ohtake (Capítulo II), em São Paulo.
Na Fundação Iberê (Capítulo III), o episódio estético em destaque é a conexão das obras com a literatura do porto-alegrense João Gilberto Noll (1946-2017), em particular do livro A céu aberto.
— Pensamos nas relações com cada cidade e com a arquitetura de cada museu. É realmente como uma história contada em diferentes capítulos. O título (“Um lento vir vindo”, em tradução livre) aponta este movimento — destaca o curador Mariano Mayer.
À frente da fundação, Emilio Kalil lembra que a proximidade histórica e geográfica entre o sul do Brasil e a Argentina oferece um cenário propício para a mostra, que ocupará todo o segundo andar da instituição.
Serão 50 obras de 45 artistas, com diversidade de linguagens, entre pinturas, fotografias, vídeos, instalações visuais e sonoras, performances, esculturas, colagens e publicações.
O evento de abertura, no sábado (7), contará com a performance “Soy un disfraz de tigre”, às 15h, da artista plástica argentina Cecilia Szalkowicz, e às 16h, com uma visita guiada pelo curador.
Sobre Alec Oxenford
Cofundador da OLX e da Letgo, Alec Oxenford é um empresário argentino residente no Brasil. É grande colecionador e membro ativo de comunidades internacionais em prol das artes latino-americanas.
Entre 2013 e 2019, dirigiu a Fundación ArteBA. Atualmente, é membro do Acquisition Committee do Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (Malba) e da Latin American and Caribbean Fund do Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York.
Serviço
- O quê: exposição Un lento venir viniendo – Capítulo III, Coleção Oxenford, com curadoria de Mariano Mayer
- Abertura: 7 de dezembro, sábado, às 14h
- Visitação: até 23 de fevereiro de 2025
- Horário: de quintas a sábados, das 14h às 18h
- Agendamento de visitas mediadas: educativo@iberecamargo.org.br
- No dia da abertura e às quintas-feiras, a entrada é gratuita
Os artistas
Participam da exibição na Capital trabalhos de Alejandra Mizrahi, Amalia Pica, Cecilia Szalkowicz, Clara Esborraz, Jane Brodie, Inés Raiteri, Julieta García Vázquez e Sofía Bohtlingk, Karina Peisajovich, Luciana Lamothe, Lucrecia Plat, Malena Pizani, María Guerrieri, Mariana López, Paula Castro, Sol Pipkin, Valentina Liernur, Valeria Maggi, Agustín Inchausti, Alberto Goldenstein, Alfredo Londaibere, Diego Bianchi, Dudu Quintanilha, Ernesto Ballesteros, Faivovich & Goldberg, Feliciano Centurión, Gastón Persico, Jorge Macchi, Leopoldo Estol, Luis Garay, Miguel Mitlag, Nicolás Martella, Oscar Bony, Ruy Krygier, Santiago De Paoli, Tirco Matute e Ulises Mazzucca.