Foram 10 anos de captações, horas de entrevistas e uma pesquisa de quase três anos no acervo particular do escritor. Agora, o público terá a oportunidade de assistir — de graça — ao documentário Luis Fernando Verissimo – O Filme em um dos eventos mais emblemáticos de Porto Alegre: a 70ª Feira do Livro, velha conhecida do cronista gaúcho, que foi patrono do encontro literário em 1991.
— Será uma homenagem a ele e também à feira, depois de 10 anos de trabalho. Além de ser um documentário histórico, é uma forma de estimular a leitura e o interesse pela obra desse grande escritor — diz a documentarista Luzimar Stricher, diretora do longa-metragem, exibido no Festival de Cinema de Gramado em 2023.
A produção traz LFV contando sua trajetória desde a infância. A timidez e o humor refinado do gênio da escrita dão o tom de seus depoimentos, em meio à trilha sonora original de Marlene Pastro, com participação da banda Jazz 6 — que teve o autor como saxofonista.
O roteiro é permeado por falas de personalidades da cultura brasileira, como Chico e Paulo Caruso, Jorge Furtado, Jô Soares, Ziraldo e Zuenir Ventura. É um tributo à altura do mestre.
O trabalho e a persistência da Luzimar (a diretora) na produção do filme são admiráveis. Ela seguiu o Luis Fernando por anos. É um material muito rico.
LÚCIA VERISSIMO
Eterna companheira de Luis Fernando Verissimo, que acompanhou as gravações do documentário de perto. O escritor está em casa, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, cuidando da saúde.
Programe-se
Luis Fernando Verissimo – O Filme será exibido na Feira do Livro de Porto Alegre no dia 17 de novembro (um domingo), às 17h30min, no Auditório Barbosa Lessa, do Espaço Força e Luz (Rua Andradas, 1223).
O evento terá entrada franca, por ordem de chegada, com vagas limitadas ao tamanho do espaço.