Um dos nossos maiores cronistas contemporâneos está no centro de um documentário inédito, que será exibido nesta sexta-feira (18), na mostra competitiva do Festival de Cinema de Gramado: "Luis Fernando Verissimo - O Filme", é uma baita homenagem ao escritor e tem tudo para conquistar uma estatueta.
A película é dirigida por Luzimar Stricher, psicanalista e documentarista de mão cheia, autora de cinebiografias de grandes personalidades da literatura brasileira (de Mario Quintana a Alcy Cheuiche, entre tantos outros, em uma lista de 17 produções do tipo).
Apaixonada pela escrita e pela personalidade de Verissimo, ela mergulhou na vida do autor, o acompanhou em palestras e passou semanas a fio pesquisando em seu acervo pessoal. Detalhe: chegou a usar a mesinha da neta do escritor (Lucinda) para trabalhar, na casa da família, em Porto Alegre, onde ele vive recluso, aos 86 anos, ao lado da eterna companheira Lúcia.
— Foi incrível produzir o filme, e eu estou muito otimista. Acredito que temos grandes chances de ganhar. É uma homenagem a um gênio, que já teve livros traduzidos para mais de 20 países — destaca Luzimar.
Daqui, estaremos na torcida, de dedos cruzados.
O filme
Com direção, produção executiva, roteiro e direção de arte de Luzimar Stricher, o documentário de 120 minutos traz Verissimo contando sua história desde a infância. A timidez e o humor fino que o caracterizam dão o tom de seus depoimentos.
Personalidades da cultura brasileira – como os irmãos Chico e Paulo Caruso, Jorge Furtado, Jô Soares, Ziraldo e Zuenir Ventura –, amigos, colegas de trabalho e intelectuais falam sobre o autor e sua obra. A convite de Luzimar, eles relatam episódios que ressaltam o talento, o humanismo e a capacidade de dizer muito falando pouco.
A direção de Fotografia é de Bruno Polidoro e Fernanda Maria da Costa, com trilha musical de Jazz 6, trilha sonora original de Marlene Pastro, montagem de Alfredo Barros e desenho de som de Juan Quintans.
A produção do longa-metragem teve início em 2013, com recursos captados pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado (LIC).
A diretora
Luzimar Stricher é documentarista, com produção voltada para cinebiografias de grandes nomes da literatura brasileira, entre eles Erico Verissimo, Mario Quintana, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira.
Ao longo de três anos, a diretora acompanhou Luis Fernando Verissimo pelo país, registrando suas palestras e shows, e foi a única pessoa a ter acesso ao imenso arquivo pessoal do escritor, guardado na casa dele por cinco décadas, até o final de 2017 - quando foi doado para uma universidade gaúcha. Luzimar digitalizou boa parte desse acervo, e o documentário apresenta parte do material.