O 51º Festival de Cinema de Gramado dá os seus primeiros passos nesta sexta-feira (11), com a Mostra Infantil e o Educavídeo. As principais atrações, no entanto, começam a ganhar espaço no sábado (12), quando será exibido o filme de abertura, Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, e a Mostra Competitiva será iniciada.
Entre os destaques da edição de 2023, está a primeira exibição de uma série dentro do evento, em uma sessão especial, fora de competição. A atração escolhida para ter a sua première mundial em Gramado foi Cangaço Novo, de Aly Muritiba e Fábio Mendonça. Na segunda-feira (14) será exibido o primeiro episódio da produção, que estreia no dia 18 de agosto, no Amazon Prime Video.
A programação se estende até o outro sábado, dia 19, quando haverá a entrega dos Kikitos para as mostras competitivas de curtas e longas-metragens brasileiros, documentais e gaúchos. Durante o evento, vale a Rua Coberta será sempre aberta às 17h e, também, haverá atividades do Conexões Gramado Film Market, no Museu do Festival de Cinema de Gramado.
Veja a programação que ocorre no Palácio dos Festivais:
Sexta-feira (11)
- Mostra Infantil
Em dois horários, às 8h30min e às 14h, ocorre a exibição da animação brasileira Chef Jack – O Cozinheiro Aventureiro, de Guilherme Fiuza Zenha.
- Educavídeo
A partir das 18h, serão exibidas as produções desenvolvidas pelos alunos do Educavídeo, que têm entre 12 e 16 anos. A capacitação, destinada a escolas da rede municipal de ensino, oferece formação básica na área do cinema.
Sábado
- Mostra de Curtas-metragens Gaúchos
A partir das 13h, serão exibidos os filmes Messi (Três Passos), de Henrique Lahude e Camila Acosta; Fitoterapia (Porto Alegre), de Eduardo Piotroski; Glênio (Santa Maria e Porto Alegre), de Luiz Alberto Cassol; Tremendo Trovão (Pelotas), de Rubens Fabricio Anzolin; Fiar o Vento (Arambaré), de Mari Moraga; Os Féders Vão Dormir (Esteio), de Eder Ramos; Flora (Porto Alegre), de Ana Moura; Colapso Terra em Chamas (Porto Alegre, Viamão e Igrejinha), de Lucas Tergolina e Matheus Melchionna; Concha de Água Doce (Porto Alegre), de Lau Azevedo e João Pires; Livra-me (Santa Cruz do Sul), de Felipe da Fonseca Peroni; Carcinização (Pelotas), de Denis Souza; e O Tempo (Porto Alegre), de Ellen Correa.
- Filme de abertura
Será exibido, a partir das 18h, o documentário Retratos Fantasmas, do pernambucano Kleber Mendonça Filho.
- Mostra competitiva
A exibição dos títulos que disputam a Mostra Competitiva começa às 20h. O público poderá assistir aos curtas-metragens YÃMÎ YAH-PÁ (Rio de Janeiro), de Vladimir Seixas, e Deixa (Rio de Janeiro), de Mariana Jaspe, bem como ao longa-metragem Angela (São Paulo), de Hugo Prata.
Domingo
- Reprise
A partir das 8h30min, será reexibido o longa-metragem Angela (São Paulo), de Hugo Prata, que faz parte da Mostra Competitiva.
- Mostra de Curtas-metragens Gaúchos
A partir das 13h, serão exibidos os filmes Restaurante (Caçapava do Sul e Minas do Camaquã), de Leonardo da Rosa; Nau (Porto Alegre), de Renata de Lélis; Eu, Tibano (Santa Cruz do Sul), de Diego Tafarel e Zé Corrêa; Combustão Espontânea (Pelotas), de João Werlang e Pedro Bournoukian; Concorso Internazionale (Gramado), de Bruno de Oliveira; Sabão Líquido (Porto Alegre e Maquiné), de Fernanda Reis e Gabriel Faccini; Meu Nome é Leco (Porto Alegre), de Diana Mesquita e Marina Falkembach; Aurora (Pelotas), de Bruna Ueno; Centenário da Minha Bisa (Alvorada e Porto Alegre), de Cristyelen Ambrosio; Rasgão (Porto Alegre), de Victor Di Marco e Márcio Picoli; e As Ondas (Porto Alegre), de Leandro Engelke e Richard Tavares.
- Mostra Competitiva
A mostra dos filmes em competição retorna a partir das 17h30min do domingo (13). Serão exibidos os curtas A Última Vez que Ouvi Deus Chorar (Minas Gerais), de Marco Antônio Pereira; e Camaco (Minas Gerais), de Breno Alvarenga. Logo após, será vez do longa Tia Virgínia (São Paulo), de Fabio Meira, ser apresentado para o público.
- Homenagens e premiações
Após as exibições dos filmes em competição, o Festival de Cinema de Gramado fará homenagens, com a entrega do Troféu Sirmar Antunes e dos prêmios Leonardo Machado e Novas Façanhas. Na sequência, às 22h30min, ocorrerá a cerimônia de premiação para consagrar os filmes vencedores do Troféu Assembleia Legislativa - Mostra Gaúcha de Curtas.
Segunda-feira (14)
- Reprise
O longa Tia Virgínia (São Paulo), de Fabio Meira, que faz parte da Mostra Competitiva, será reapresentado para o público.
- Mostra de Longas-metragens Gaúchos
O Festival dará início à mostra dedicada aos longas gaúchos a partir das 14h, com a exibição de Céu Aberto (Dom Pedrito), de Elisa Pessoa.
- Mostra Competitiva
Quatro títulos serão exibidos a partir das 17h30min: o curta gaúcho que concorre com os nacionais, Sabão Líquido (Porto Alegre e Maquiné), de Fernanda Reis e Gabriel Faccini; o longa Mais Pesado é o Céu (Ceará), de Petrus Cariry; o curta Jussara (Bahia), de Camila Cordeiro Ribeiro; e o documentário Memórias da Chuva (Ceará), de Wolney Oliveira.
- Sessão Especial
O Festival de Cinema de Gramado, pela primeira vez, abre espaço para uma série. O episódio inicial de Cangaço Novo (São Paulo), de Aly Muritiba e Fábio Mendonça, será exibido a partir das 20h. A produção, que conta com um total de oito capítulos, estreará no dia 18 de agosto, no Amazon Prime Video.
Terça-feira (15)
- Reprise
O longa Mais Pesado é o Céu, de Petrus Cariry, que faz parte da Mostra Competitiva, será reexibido às 8h30min.
- Mostra de Longas-metragens Gaúchos
Um Certo Cinema Gaúcho de Porto Alegre (Porto Alegre), de Boca Migotto, será exibido às 14h, dando sequência à mostra dedicada aos títulos do Estado.
- Mostra Competitiva
Às 17h30min, a Mostra Competitiva ganha sequência com os curtas Ela Mora Logo Ali (Rondônia), de Fabiano Barros e Rafael Rogante, e Remendo (Espírito Santo), de Roger Ghil; o longa O Barulho da Noite (Tocantins), de Eva Pereira; e o documentário Da Porta Pra Fora (Distrito Federal), de Thiago Foresti.
- Homenagem
Entre as exibições dos filmes da Mostra Competitiva, haverá a entrega do Troféu Oscarito para as atrizes Laura Cardoso e Léa Garcia.
Quarta-feira (16)
- Reprise
O longa O Barulho da Noite, de Eva Pereira, que faz parte da Mostra Competitiva, ganhará nova exibição a partir das 8h30min.
- Mostra de Longas-metragens Gaúchos
Às 14h, O Acidente (Porto Alegre), de Bruno Carboni, será exibido no Palácio dos Festivais.
- Mostra Competitiva
Com início às 17h30min, a Mostra Competitiva exibirá os curtas Pássaro Memória (Rio de Janeiro), de Leonardo Martinelli, e Casa de Bonecas (Maranhão), de George Pedrosa; o longa Uma Família Feliz (Paraná), de José Eduardo Belmonte; e o documentário Roberto Farias – Memórias de um Cineasta (Rio de Janeiro), de Marise Farias.
Quinta-feira (17)
- Reprise
Uma Família Feliz (Paraná), longa de José Eduardo Belmonte, que faz parte da Mostra Competitiva, ganha nova exibição às 8h30min.
- Mostra de Longas-metragens Gaúchos
A partir das 14h, será exibido o longa Sobreviventes do Pampa (Porto Alegre), de Rogério Rodrigues.
- Mostra Competitiva
O Palácio dos Festivais, a partir das 17h30m, inicia as exibições dos títulos da Mostra Competitiva. Serão apresentados os curtas Mãri Hi – A Árvore do Sonho (Roraima), de Morzaniel Ɨramari, e Cama Vazia (São Paulo), de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet; o longa Mussum, O Filmis (Rio de Janeiro), de Silvio Guindane; e o documentário Anhangabaú (São Paulo), de Lufe Bollini.
- Homenagem
Entre as exibições da Mostra Competitiva, será feita a entrega do Troféu Cidade de Gramado para a atriz Ingrid Guimarães.
Sexta-feira (18)
- Reprise
Às 8h30min, Mussum, O Filmis (Rio de Janeiro), de Silvio Guindane, ganha nova exibição às 8h30min, no Palácio dos Festivais. O filme faz parte da Mostra Competitiva.
- Mostra de Longas-metragens Gaúchos
Hamlet (Porto Alegre), de Zeca Brito, será exibido para o público a partir das 14h, no Palácio dos Festivais.
- Mostra Competitiva
O documentário Luis Fernando Verissimo – O Filme (Rio Grande do Sul), de Luzimar Stricher, será exibido a partir das 17h30min.
- Homenagens
Logo após a exibição do filme da Mostra Competitiva, ocorrerão as entregas do Troféu Eduardo Abelin para Lucy Barreto e do Troféu Kikito de Cristal para Alice Braga.
Sábado (19)
- Cerimônia de premiação
No último dia do evento, o Palácio dos Festivais abrigará o ponto mais alto do Festival de Cinema de Gramado, que é a cerimônia de premiação. A partir das 21h, ocorrerá a entrega dos Kikitos para as mostras competitivas de curtas-metragens brasileiros e longas-metragens brasileiros, documentais e gaúchos.
A programação completa do 51º Festival de Cinema de Gramado pode ser conferida no site oficial do evento.
Ingressos
Para as sessões de 12 a 18, o ingresso custa R$100,00. Já para a grande cerimônia de entrega dos Kikitos, no dia 19, o acesso ao Palácio dos Festivais custa R$250,00.
Os ingressos poderão ser adquiridos no site do festival.