Juliana Bublitz

Juliana Bublitz

Jornalista, mestre em Desenvolvimento Regional e doutora em História Social, ingressou no Grupo RBS em 1999. Participou de coberturas marcantes como repórter de GZH, ZH e Rádio Gaúcha.

Fenômeno
Notícia

Depois de tocar no New Orleans Jazz Museum, gaúcho Luciano Leães prepara novo álbum nos EUA

Antes do embarque, em dezembro, o pianista fará um show inédito no Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (27)

Juliana Bublitz

Enviar emailVer perfil
Daniel Fontana / Divulgação
Leães foi chamado de "Brazilian Professor" pela revista britânica Blues Matters, principal publicação do segmento na Europa.

Primeiro pianista brasileiro a se apresentar no emblemático New Orleans Jazz Museum, nos Estados Unidos, o porto-alegrense Luciano Leães se prepara para mais uma aventura jazzística internacional. 

Em dezembro, o compositor, instrumentista e produtor retorna à cidade que considera sua segunda casa para concluir as gravações do novo álbum e realizar uma série de shows. 

Antes disso, o craque do piano prepara um espetáculo de despedida, nesta quarta-feira (28), no Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano, na Capital.

Leães pisou pela primeira vez em Nova Orleans há 10 anos. Desde então, conquistou a cena local e já foi chamado de Brazilian Professor — uma referência a Professor Longhair (Henry Roeland "Roy" Byrd, lendário cantor e pianista de jazz e blues) — pela revista britânica Blues Matters, principal publicação do segmento na Europa.

O novo trabalho (cujas gravações começaram nos meses de abril e maio nos EUA) tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2025. 

Com produção da Fundação Positive Vibrations e a parceria do New Orleans Jazz Museum (que lançará o álbum por meio de seu selo), o disco terá elementos de R&B, soul, funk e, claro, uma boa dose de latinidade. Leães tem um estilo único, que mistura tudo isso e um pouco mais.

Show de despedida

Na despedida, a partir das 19h desta quarta-feira (27), o músico fará a première do projeto Noites do Arco Cultural, uma baita iniciativa promovida pela Arco Music, pelo Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano e pela Baden Torrefação.

O palco do instituto vai virar uma arena dedicada à música, à performance, às artes visuais e até à gastronomia.

— A proposta é envolver o público em uma experiência imersiva, dividida em quatro atos que exploram temas específicos e múltiplas formas de expressão — destaca o músico. 

A programação principal traz o Luciano Leães Combo, com a participação da cantora Luana Pacheco. Antes disso, na abertura do evento, serão apresentadas duas performances de 20 minutos, com o duo de jazz Ronaldo Pereira e Ras Vicente e o projeto Luciano Leães Convida, com Camila Lemos interpretando R&B e soul.

Além da música, haverá pintura ao vivo do artista André Lacerda e intervenções artísticas da atriz Bruna Paulin, que também assina roteiro, curadoria artística e direção cênica do show. A direção de arte fica a cargo de Fernando Ochôa, responsável pela iluminação e a ambientação da cena.

Para completar a experiência, o evento terá drinques da Baden Torrefação, espumantes da Monte Astral, cervejas artesanais da Dude e pizzas da Pizza do Pão. 

Ingressos

Os ingressos estão à venda pela plataforma Sympla. O  Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano fica na Rua Riachuelo, 1257, no Centro Histórico.

Luciano Leães / Arquivo Pessoal
Registro da passagem de Leães pelo emblemático New Orleans Jazz Museum.

Leia mais colunas de Juliana Bublitz

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Sala de Redação

13:00 - 15:00