Marcada pelo entusiasmo do mercado criativo e pelo interesse do público, a Design Week POA - Semana do Design de Porto Alegre - encerrou a primeira edição, no último sábado (21), com 5 mil visitantes.
Graças ao sucesso do evento, que ocorreu no Pontal Shopping, com programação gratuita, o projeto já tem data para voltar à Capital em 2025: de 24 a 31 de maio.
Idealizado pela Open Design Independente, com Camila Farina à frente, o encontro teve exposições, palestras, oficinas, feira e experiências com participação de mais de 100 profissionais do segmento, além de lojistas, expositores e artistas.
As pré-inscrições para o ano que vem já estão abertas, para empresas com interesse em participar como pontos oficiais e para designers e marcas independentes. Todas as informações estão disponíveis no site designweekpoa.com.
Entre os parceiros já confirmados estão: Pontal Shopping, Le Roy Merlin, CasaCor RS, Sindimóveis e Prêmio Salão Design, AP Design e Prémio Bornancini, Pacto Alegre, POA Criativa e Unisinos.
Outra novidade do projeto é a sua sede com escritório e loja/galeria no Pontal Shopping. O espaço de 80 metros quadrados irá receber exposições e atividades durante o ano todo. A inauguração será no dia 15 de outubro.
Balanço
- Em 2024, 15 oficinas criativas reuniram mais de 200 participantes em atividades para adultos e crianças.
- Um time de 20 designers apresentou peças de design de móveis e objetos na mostra "Design do Agora".
- Quinze designers das áreas de moda, joalheria e decoração apresentaram peças na mostra "Independentes".
- A Design Week POA promoveu 25 palestras com profissionais de áreas variadas do design na Arena de Talks. Mais de 2 mil pessoas participaram.
- O evento recebeu turmas de graduação e pós-graduação em Design da Unisinos, do Senac, da Unisc, da Faccat e do projeto Aprendizes, do Pão dos Pobres.