O templo da boemia que marcou a vida social de Porto Alegre nas décadas de 1960 e 70 já tem data de reabertura e uma “nova cara”. O lendário Encouraçado Butikin, no velho casarão de número 936 da Avenida Independência, será reinaugurado em 9 de outubro, com uma festa beneficente.
O retorno promete ser uma celebração à altura do ícone da noite porto-alegrense, com 80% da renda dos convites revertida ao Instituto da Criança com Diabetes e à Associação Sol Maior.
No palco, estarão Império da Lã, com Carlinhos Carneiro, DJ Garota Vinil e um inédito Duelo de Pianos.
Quem marcar presença poderá conhecer três ambientes do novo Encouraçado, cujo projeto é do arquiteto Mário Englert.
Um deles é o Butikin Hi-Fi, primeiro “listening bar” (bar de audição) da Capital, equipado com aparelhos de som de altíssima fidelidade. Será possível visitar também o Clube 936 e o Encouraçado Hall.
O projeto de Englert traz uma versão inspirada no estilo original do prédio, mesclando ambiente e narrativas clássicas a conceitos mais contemporâneos. O Butikin Hi-fi, por exemplo, foi acusticamente projetado para que o som ecoe limpo entre a decoração, por meio do projeto acústico de um expert, o engenheiro de som Marcos Abreu.
Inicialmente, os convites para a inauguração serão vendidos pelas entidades. Mais detalhes em breve.
Placa original
A antiga placa do bar voltará local original. Feita em bronze pelo artista Xico Stockinger, a peça é inspirada no navio de guerra que deu origem ao nome do lugar.
Durante anos, ela ficou com Milton e Ivete Brandalise e, mais recentemente, aos cuidados de Paulo Gasparotto.
O Encouraçado
Inaugurado na década de 1960, o Encouraçado Butikin rapidamente se tornou uma referência na vida noturna de Porto Alegre, conhecido por suas noites de música de qualidade e por ser um ponto de encontro de grandes personalidades e amantes da boa música.
Em 2024, o retorno da casa resgata essa tradição, com um novo conceito que une a elegância do passado com a tecnologia dos novos tempos.