Efeito Borboleta é uma teoria que trata matematicamente das consequências que ações aparentemente insignificantes causam, mudando a vida de muitas pessoas. Foi isso que o Encouraçado Butikin, templo da boemia que marcou a vida social de Porto Alegre, causou na vida de André Streppel e Maria Amélia Justo.
Em uma noite de 2000, convidado por uma amiga da escola, André foi a uma festa no local. Chegando lá, a colega estava dançando junto a oito meninas e o jovem foi cumprimentá-las, uma a uma. Quando chegou na última da roda, que ele nunca havia visto antes, "a magia aconteceu".
— Não falamos nada, nem demos oi. Só nos olhamos e nos beijamos. Foi uma sensação mágica no momento — relembra o empresário, hoje aos 42 anos.
A guria em questão era Maria Amélia, com quem André é casado desde 2008. Da união nasceram Lara, 14 anos, e Martina, 10.
O anúncio da reabertura do Encouraçado, prevista para o segundo semestre, foi comemorado pelo casal. Sob novo nome, Encouraçado Hall, o espaço manterá o endereço original da casa (Avenida Independência, 936) e promete ser um lugar onde o público mais maduro poderá curtir boa música, em um ambiente bacana.
— Com certeza vamos ao Encouraçado quando abrir, pela nossa história, mas também para prestigiar. É um local muito importante para Porto Alegre — celebra André.
O Encouraçado Butikin marcou a vida noturna da cidade especialmente nas décadas de 1960 e 70. Por lá, passaram grandes nomes da música, como Elis Regina, Vinicius de Moraes, Toquinho, Chico Buarque e Dorival Caymmi.
O projeto de reabertura prevê capacidade para 300 pessoas e será executado pelo arquiteto Mario Englert, com identidade visual do Estúdio Telescópio. Em mais uma coincidência dentre tantas que uniu André e Maria Amélia, foi Mario quem projetou o apartamento do casal logo após o casamento e agora será o responsável pela volta do local onde o casal se conheceu.
— Li na coluna que o arquiteto da reabertura é o Mario Englert. É uma série de coincidências, ele que projetou o nosso apartamento logo que casamos — diz o empresário, rindo.
* Produção: Maria Clara Centeno