Boa notícia para o setor cultural em Porto Alegre: nos próximos dias, começam as obras de recuperação do Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (CMC), no bairro Menino de Deus. A expectativa é de que a operação tenha início na semana que vem.
O espaço de 3,6 mil metros quadrados, onde funcionam o histórico Teatro Renascença, a Sala Álvaro Moreyra, o Atelier Livre, a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães e um saguão de exposições, ficou submerso durante a enchente de maio. O local foi muito atingido e, por conta disso, segue fechado.
A recuperação dos espaços será realizada como compensação por uma obra da CFL Empreendimentos. Em resumo, são recursos do Termo de Aquisição de Solo Criado por Contrapartida.
O valor previsto é de R$ 2,8 milhões, e a articulação foi feita via Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática, em parceria com a Secretaria de Cultura de Porto Alegre.
No Atelier Livre, por exemplo, será preciso recuperar o piso, realizar a pintura do espaço, refazer as instalações elétricas e de ar condicionado.
Já o Teatro Renascença, um dos pontos mais afetados (e que já tinha problemas antes da inundação), receberá intervenções no palco, na plateia, no camarim e nas salas de apoio. As reformas vão desde instalação de piso novo, pintura, parte elétricas, sonorização, cortinas, carpetes e poltronas, até higienização e impermeabilização do reservatório das caixas d'água.