Depois de enfrentar a enchente histórica de maio de 2024, Porto Alegre resiste. É isso que a série É Bacana em PoA busca mostrar.
Nos episódios desta primeira temporada, publicados em Zero Hora às segundas-feiras, apresento experiências e lugares imperdíveis para curtir na Capital.
São sugestões bem ecléticas: um bar, uma livraria, uma loja de discos, uma galeria de arte, uma feira ecológica e um lugar para ouvir canto gregoriano estão entre as iniciativas selecionadas.
Confira, abaixo, as recomendações:
Porto Alegre ostenta o primeiro wine bar do sul do Brasil com autoatendimento em 64 torneiras de vinho. É o Dionisia, no bairro Moinhos de Vento. Fui até lá conhecer a casa e, claro, testar as máquinas de Baco.
De portas abertas para a calçada da Rua Félix da Cunha, um sobrado da década de 1930 em estilo Tudor guarda um pequeno tesouro, feito de 12 mil livros (e de incontáveis bilhetinhos). É a Pocket Store.
Os LPs viraram febre e venderam milhares de cópias mundo afora. Depois, caíram em desuso e até deixaram de ser produzidos. Parecia o fim. Que nada! Nos últimos anos, a paixão pelos velhos "bolachões", ícones da cultura pop, voltou com tudo. E ela — a Toca do Disco — segue firme no coração do bairro Bom Fim.
No 4º Distrito, há um lugar “quase secreto” — ou, ao menos, ainda desconhecido da maioria — que merece ser visto e visitado. Lá, o tempo parece ter outro ritmo, as cores e as formas saltam aos olhos e o pink predomina. Tudo no espaço criado pelo artista visual porto-alegrense André Venzon é instigante.
Porto Alegre tem pelo menos oito feiras ecológicas listadas pela prefeitura, entre elas a do Menino Deus, que acaba de completar 30 anos. É a feira do meu bairro, é orgânica (com produtos certificados) e é um baita programa para curtir em família.
Não, não é preciso ser católico e nem mesmo religioso para ser acolhido pelo frei Luiz Turra na Paróquia Santo Antônio do Partenon. Como o Papa Francisco, o frade abre as portas da igreja a quem quiser entrar. E, se você tiver sorte, poderá ouvi-lo entoar o canto gregoriano, que define como "canto raiz de toda a música"
Porto Alegre ainda tem recantos pouco conhecidos e “quase secretos”, que em nada lembram a cidade grande. Com a equipe de GZH, descobri uma dessas joias na Zona Sul, com a vista mais bonita que já vi do Guaíba: o Mirante Veludo Bar.