No 4º Distrito de Porto Alegre, há um lugar “quase secreto” — ou, ao menos, ainda desconhecido da maioria — que merece ser visto e visitado. É uma mistura de ateliê e galeria de arte, em cima de uma antiga oficina mecânica, cheia de jipes Toyota. Lá, o tempo parece ter outro ritmo, as cores e as formas saltam aos olhos e o pink predomina.
Há criações do piso ao teto.
Não é força de expressão: são cerca de 600 obras de todos os tamanhos e tipos expostas no chão, nas paredes, nas escadas, acima da cabeça, em todos os cantos possíveis, na forma de pinturas, gravuras, esculturas e instalações.
A maioria dos trabalhos flerta com a pop art e a arte contemporânea, mas também tem espaço para clássicos — Iberê Camargo é um deles.
Tudo, no espaço criado pelo artista visual porto-alegrense André Venzon (que também coordena a Galeria Ecarta, na Capital, e é diretor artístico do Instituto Cultural Laje de Pedra, em Canela), é instigante. O local é a própria tela do artista, sempre inacabada, em eterna construção.
Se você for lá hoje e voltar em um mês, verá outros detalhes e novos itens, e o melhor: a visitação é gratuita.
Quer uma dica? Uma vez por mês, o lugar realiza um evento chamado Bazarte, para popularizar o acesso e apoiar artistas gaúchos. Há peças a partir de R$ 50. Você pode levar um quadro em casa ou apenas curtir o ambiente, o que, por si só, já um baita programa.
— Sempre tem coisas para ver. E a arte é isso, é esse convite — resume Venzon.
Bússola
- O que é? André Venzon Atelier, espaço dedicado a expor as obras do artista e de pessoas que ele admira.
- Onde fica? Na Rua Leopoldo Fróes, nº 126, no bairro Floresta.
- Quando abre? A qualquer momento, com agendamento via Instagram no perfil @andrevenzon ou aos finais de semana em que há Bazarte, quando o local fica aberto das 14h às 18h
- Dica esperta 1: vá com tempo, sem pressa. Há tanta coisa para ver que vale a pena reservar um bom tempo para curtir o lugar e conversar com o André, que sabe tudo de arte.
- Dica esperta 2: o próximo Bazararte será nos dias 30 e 31, das 14h às 18h. Passa lá! Sempre tem algum artista presente, e é muito legal ver a obra e conversar com a pessoa que fez.
- Quais são os canais de contato? Pelos perfis @andrevenzonatelier e @andrevenzon no Instagram.
* Colaborou Isadora Terra