Como tirar a música erudita do pedestal? Pablo Schinke, violoncelista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), tem a resposta. Ele é um dos criadores da "Série Café Concerto".
Funciona assim: uma vez por mês, às 11h30min de domingo, o Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, 22), bar pertinho do Parque da Redenção, em Porto Alegre, abre as portas para quem quiser curtir uma apresentação com músicos de câmara. A ideia tomou forma em julho e já é um sucesso.
Neste domingo (18), os craques Eduardo Knob (piano), Carol Braga (canto), Rafael Caboclo (cello), Ana Paula Schmidt (violino) e Julio Rizzo (trombone) vão tocar "Jazz na Música Clássica". Em setembro, serão canções da francesa Nadia Boulanger e, em outubro (mês da criança), composições do repertório infantil (aguarde!).
— Morei nove anos fora, na França, e, quando voltei, senti falta de atividades desse tipo, que aproximassem a música de câmara das pessoas. Então, sugeri a ideia ao Luizinho Santos e à Bethy Krieger, velhos amigos do Café Fon Fon, e eles toparam na hora. Deu certo — conta Schinke, que toca com o pai, Walter, na Ospa.
O ingresso sai por R$60 (50% para estudantes de música). Dica: quem comprar antecipado ganha um pacote de café especial da Baden Torrefação. Reservas pelo WhatsApp (51) 9880-7689.