A partir desta sexta-feira (16), é celebrado o Dia Estadual do Patrimônio Cultural no Rio Grande do Sul. Falando assim, pode até parecer chato, mas vai por mim: tem atividades gratuitas até domingo (18) em 60 municípios gaúchos, com muita coisa legal para fazer.
A data foi instituída em 2019 por meio de decreto do governador Eduardo Leite e, desde então, cada vez mais instituições públicas e privadas aderem à iniciativa, com visitas guiadas, caminhadas, shows, feiras, esquetes teatrais e o que mais você puder imaginar.
Neste ano, prestigiar a programação é ainda mais importante, porque o evento é uma aposta na retomada, depois de todas as dificuldades impostas pela catástrofe climática. Muitos dos lugares em destaque ficaram embaixo d’água e ainda se recuperam, como a Casa de Cultura Mario Quintana, que reabre nesta quarta-feira (14).
— Estamos muito felizes com a adesão. A ideia é que seja uma grande festa cívica — destaca Bia Araújo, secretária de Cultura do Estado e idealizadora do projeto.
Originalmente, o evento surgiu em Pelotas, onde Bia atuou à frente da Cultura quando Leite foi prefeito.
— A inspiração veio do Uruguai, que dá aula de valorização do patrimônio. Adotamos a ideia e inclusive buscamos a consultoria do governo uruguaio. Deu tão certo que Pelotas foi premiada pela iniciativa (no 29º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) — recorda Bia.
No Estado, a comemoração ocorre sempre no terceiro fim de semana de agosto, de forma descentralizada. Embora seja coordenada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), pelo Departamento de Memória e Patrimônio e pelo Sistema Estadual de Museus, a agenda envolve não apenas órgãos estaduais, mas também prefeituras, organizações da sociedade civil e instituições do setor privado.
Em Porto Alegre, para estimular a visitação, a Secretaria de Estado da Cultura vai distribuir uma espécie de “passaporte”, com um mapa do centro histórico de Porto Alegre indicando os 11 locais abertos ao público. A brincadeira é colar um selinho de cada local no encarte e, ao final, ganhar uma lembrancinha do evento. Bora participar?
Cinto dicas da programação em Porto Alegre
Separei cinco dicas imperdíveis na Capital. Confere:
1) Cortejo cultural
É nesta sexta-feira (16), a partir das 18h, saindo do Teatro de Arena, na escadaria da Avenida Borges de Medeiros.
A caminhada terá várias paradas, em locais como o Palácio Piratini, o Theatro São Pedro, a Biblioteca Pública do Estado, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e a Casa de Cultura Mario Quintana, onde haverá o show "Choro na Travessa" a partir das 20h.
Já participei em 2023 e curti muito.
2) Caminhada do Patrimônio
Promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS), a caminhada será guiada pelos arquitetos e urbanistas José Daniel Craidy Simões e Lucas Volpatto, especializados no tema do patrimônio cultural.
O público vai percorrer o trajeto que liga edificações históricas da Capital, como o prédio da Livraria do Globo, o Edifício Mesbla, o Sobrado dos Azulejos e o Hotel Majestic.
É no domingo (18) às 10h, saindo do Edifício Ely, um dos mais destacados exemplares da arquitetura eclética em Porto Alegre (na Rua da Conceição, 283). Veja os detalhes do itinerário aqui.
3) Festa Literária da Biblioteca Pública do Estado
A festa literária BPE + Cultura está de volta. É no sábado (17), das 12h às 18h, em frente à instituição (na Rua Riachuelo, 1.190). Sim: a via é fechada ao trânsito no trecho e fica todinha reservada para o público.
Um dos destaques é o encontro dos Urban Sketchers, amantes do desenho, profissionais e amadores.
Também integram a programação uma vivência teatral com o grupo Teatraria e apresentações de música e dança, além de exposição, sessões de autógrafos, visita guiada no prédio da biblioteca e roda de conversa musicada com o coletivo Egbeô sobre música afro-brasileira e patrimônio imaterial.
4) Visitação ao Palácio Piratini
Mesmo quem já fez, vale a pena repetir. E, para quem nunca pisou na sede do governo do RS, a dica é aproveitar a oportunidade.
Presta atenção:
Nesta sexta-feira (16), das 9h às 17h, haverá uma "imersão nos canteiros de obra" do prédio histórico, que passa por revitalização.
Inscrições devem ser feitas no site palaciopiratini.rs.gov.br. Serão duas turmas: das 9h às 12h e das 14h às 17h (20 vagas por turma). Quem participar, vai poder conhecer - entre outros locais - a oficina de restauro com a conservadora-restauradora Isis Fófano.
No sábado (17), das 10h às 19h, e no domingo (18), das 10h às 17h, haverá visitação sem necessidade de agendamento prévio (acesso mediante apresentação de documento), no formato "portas abertas", com circulação livre de visitantes, sem mediação, com material audiovisual de educação patrimonial.
Roteiro: ala governamental, escadaria principal, Salão Negrinho do Pastoreio, Salão Alberto Pasqualini, antessala do gabinete do governador, gabinete do governador e carro oficial histórico.
O Palácio Piratini fica na Praça Mal. Deodoro, sem número.
5) Ospa Jovem
Anota aí: a Ospa Jovem vai fazer o concerto de encerramento do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, no domingo (18), às 18h, na Casa da Ospa, com entrada franca.
No evento, os alunos mais avançados do Conservatório Pablo Komlós colocam em prática seus aprendizados e ajudam a promover a democratização da música de concerto.
Spolier: tem até um clássico do Tom Jobim no repertório, a canção “Chovendo na Roseira”.