Neste sábado (17), a partir das 14h, a Fundação Iberê, em Porto Alegre, inaugura a exposição FestFoto 2024 com uma homenagem a fotógrafos e fotógrafas que registraram a tragédia climática no Rio Grande do Sul.
As imagens, segundo a organização do evento internacional, “contribuíram significativamente para que o Brasil e o mundo pudessem compreender a dimensão da catástrofe”.
Por isso, elas serão exibidas na projeção coletiva A enchente, com imagens eternizadas por 19 profissionais selecionados.
Entre eles, estão cinco fotojornalistas de Zero Hora: André Ávila, Camila Hermes, Duda Fortes, Mateus Bruxel e Renan Mattos, com as cenas que você vê acima, captadas em maio.
Fiz questão de destacá-las aqui, não só como uma reverência ao trabalho dos colegas, mas, mais do que isso: acredito que os registros não podem e não devem ser esquecidos, por mais que a gente queira isso. Os retratos gritam, como se dissessem assim: “Olhe aqui, as mudanças climáticas já estão entre nós, precisamos agir!”
O debate sobre o tema (global e local ao mesmo tempo) estará no foco do evento até o dia 1º de setembro. A entrada é gratuita.
Além dos profissionais de ZH, completam a lista de homenageados Ana Godoy, André Hilgert, Alass Derivas, Anselmo Cunha, Carlos Macedo, Carolina Silveira, Claudio Zagonel Neto, Cristiano Kunz, Eduardo Aigner, Fernanda Chemale, Isabelle Rieger, Karina Koch, Leandro Selister e Marina Chiapinotto.
Destaques
Um júri internacional formado exclusivamente por mulheres curadoras selecionou os melhores fotógrafos nas categorias Multimídia (apresentações em vídeo-exposição com até 3 minutos de duração) e Portfólio (coletâneas com até 15 imagens). Os vencedores foram Mirian Fichtner, do RS, na categoria Portfólio e Delfina Rocha, do Ceará, na categoria Multimídia.