O píer da Usina do Gasômetro, que ficou submerso na enchente de maio deste ano, em Porto Alegre, vai voltar a receber uma exposição fotográfica. É uma ótima notícia para a Capital, que segue no caminho da retomada.
A partir das 16h deste sábado (10), será inaugurada a 3ª edição da mostra Mob Brasil, com imagens de 49 fotógrafos de diferentes regiões do país feitas pelo telefone celular. A iniciativa tem a curadoria do produtor cultural e fotógrafo Marcos Monteiro.
Originalmente, Monteiro deu vida à Galeria Escadaria, no viaduto da Avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico, mas migrou para a área à beira do Guaíba, com painéis espalhados pelo deque.
A antiga estrutura (que até maio exibia a mostra “Expressões”, com o trabalho de sete fotógrafos) foi levada pela água. Só foi possível retirar as fotos a tempo, com a ajuda de integrantes do Fotoclube Porto-Alegrense. Agora é o recomeço, com novos painéis, mais leves e simplificados, inspirados nas ideias do artista Piet Mondrian.
A "Mob Brasil" — que levou quatro meses para ser elaborada e teve apoio da Acontece Eventos, da Gam3 e da prefeitura de Porto Alegre — seguirá em cartaz até 30 de setembro, 24 horas por dia, com entrada franca. Vale o passeio, uma forma de curtir arte e, ao mesmo tempo, se reconectar com o Guaíba.
Serviço
Exposição “Mob Brasil”
Abertura: 10 de agosto (sábado), a partir das 16h. Atenção: em caso de chuva, a abertura será transferida para o dia 11, domingo, no mesmo horário.
Local: píer da Usina do Gasômetro
Visitação: diária, 24 horas por dia
Encerramento: 30 de setembro de 2024
Entrada franca