Um casarão centenário, onde viveu uma tradicional família de médicos de Santa Maria, na região central do Estado, está ganhando ares de magia. A antiga morada será reinaugurada no próximo dia 30 de agosto como um espaço temático ligado à literatura de realismo fantástico.
Idealizada pelo escritor e publicitário Armando Ribas Neto, a Casa Marvin Grinn é inspirada no personagem homônimo criado pelo autor em 2019.
Desde então, os livros da série viraram febre entre a gurizada. Em 2023, os dois primeiros volumes figuraram por semanas no topo das listas de mais vendidos do Brasil na categoria infantojuvenil.
Agora, Ribas vai lançar o terceiro título (Marvin Grinn e a Gaiola Dourada) e, de quebra, apresentar o universo encantado do protagonista na casa da Rua Astrogildo de Azevedo, no centro da cidade.
— É um antigo sonho que surgiu a partir dos livros e do desejo de criar algo mais. A casa é histórica, inclusive com a fachada tombada, e estava fechada há anos. É uma forma, também, de preservá-la — conta Ribas.
Com a chancela da família Bragança de Moraes e da prefeitura, ele restaurou toda a parte interna da edificação de três andares, mantendo as características originais. Agora, os 700 metros quadrados de área têm novas cores e um tanto de fantasia e mistério nos ambientes.
No subsolo, onde fica uma das entradas, Ribas criou uma livraria e uma loja de artigos de marca própria. No acesso principal, foi montado um salão de experiências gastronômicas, que em breve terá jantares temáticos.
No andar superior, o autor desenvolveu uma área voltada ao entretenimento, com games exclusivos da série, cadeiras interativas e até duelos de varinhas. O espaço conta ainda com bruxo virtual, caldeirão que mexe sozinho e vassoura voadora.
No futuro, o prédio ainda ganhará um memorial com detalhes sobre a casa e uma área social no terraço ao ar livre.
Harry Potter gaúcho?
Impossível não pensar em Harry Potter ao ler o texto acima, certo? O criador de Marvin Grinn também é fã do famoso personagem de J. K. Rowling, mas avisa: Grinn tem personalidade própria e uma história diferente.
— Quando completei 40 anos (hoje Ribas tem 51), comecei a pensar no que faria quando parasse de trabalhar com publicidade. Então, comecei a escrever, o que sempre gostei de fazer. Sou fã do realismo fantástico e decidi ambientar uma série nessa linha, no mundo em que vivo. Tem um determinado momento em que a história fala de túneis subterrâneos. A inspiração são os túneis de Porto Alegre, sobre os quais pesquisei. Fui até o Palácio Piratini vê-los de perto — destaca Ribas, que conta com a parceria da editora gaúcha Vitrola.
A saga de Marvin Grinn conta a trajetória de um menino que, aos 13 anos, se descobre sem memória, com poderes mágicos e uma ideia fixa: sair em busca da família perdida. O primeiro volume chama-se A Chave Mestra e o segundo, O Segredo da Sereia.
Serviço
O quê: lançamento de Marvin Grinn e a Gaiola Dourada (Vitrola, 236 páginas) e inauguração da Casa Marvin Grinn, com visitação aberta ao público
Quando: dia 30 de agosto, das 15h às 21h
Onde: na Casa Marvin Grinn, Rua Astrogildo de Azevedo, 185, centro de Santa Maria
Quanto: acesso gratuito