Sede do governo do Rio Grande do Sul, o Palácio Piratini tem recantos pouco conhecidos da maioria população, restritos aos seus ocupantes ilustres. A um ano das eleições que definirão o nome do próximo governador, GaúchaZH mostra, em vídeo, os bastidores do prédio que se tornou o símbolo do Poder Executivo no Estado, ocupado pela primeira vez por Borges de Medeiros, em 1921.
Além do setor administrativo, onde ficam o gabinete do governador e os salões Negrinho do Pastoreio e Alberto Pasqualini, o tour virtual inclui detalhes da ala residencial: cozinha, banheiro, porões, oratório, jardins, carros antigos e salão de banquetes, repleto de pratarias e cristais nobres.
No vídeo você também é guiado até o interior de um dos famosos túneis secretos do Piratini — reza a lenda que teriam sido abertos como rotas de fuga em caso de risco iminente —, atualmente fechados com cadeados.
Ficou com vontade de conhecer pessoalmente?
É possível fazer visitas guiadas gratuitas, limitadas à ala governamental. As visitas são oferecidas de segundas a sextas-feiras (exceto feriados), às 9h30min, às 10h30min, às 11h30min, às 14h, às 15h, às 16h e às 17h. Para grupos acima de 10 pessoas, é necessário agendar pelo telefone (51) 3210-4170.