Eleições

Do gabinete aos porões

VÍDEO: um passeio pelos segredos do Palácio Piratini

A um ano das eleições, GaúchaZH leva você ao coração do Poder Executivo gaúcho: dos salões reservados para banquetes oficiais aos túneis secretos que serviriam de rota de fuga

Juliana Bublitz

Enviar emailVer perfil

Sede do governo do Rio Grande do Sul, o Palácio Piratini tem recantos pouco conhecidos da maioria população, restritos aos seus ocupantes ilustres. A um ano das eleições que definirão o nome do próximo governador, GaúchaZH mostra, em vídeo, os bastidores do prédio que se tornou o símbolo do Poder Executivo no Estado, ocupado pela primeira vez por Borges de Medeiros, em 1921. 

Além do setor administrativo, onde ficam o gabinete do governador e os salões Negrinho do Pastoreio e Alberto Pasqualini, o tour virtual inclui detalhes da ala residencial: cozinha, banheiro, porões, oratório, jardins, carros antigos e salão de banquetes, repleto de pratarias e cristais nobres. 

No vídeo você também é guiado até o interior de um dos famosos túneis secretos do Piratini — reza a lenda que teriam sido abertos como rotas de fuga em caso de risco iminente —, atualmente fechados com cadeados.

Ficou com vontade de conhecer pessoalmente?

É possível fazer visitas guiadas gratuitas, limitadas à ala governamental. As visitas são oferecidas de segundas a sextas-feiras (exceto feriados), às 9h30min, às 10h30min, às 11h30min, às 14h, às 15h, às 16h e às 17h. Para grupos acima de 10 pessoas, é necessário agendar pelo telefone (51) 3210-4170.

Leia a entrevista com o chefe do cerimonial do Piratini, Aristides Germani


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00