
Cerca de 10 meses depois da pior enchente já registrada no Estado, a ligação rodoviária entre os municípios de Dilermando de Aguiar e São Pedro do Sul, na região central do Estado, foi retomada graças à liberação de uma ponte provisória na manhã desta terça-feira (25).
A recuperação do trecho da ERS-530, que se encontrava bloqueado pela queda de um dos dois pilares da ponte sobre o Rio Ibicuí-mirim, vai facilitar a conexão de Dilermando com outras cidades próximas. Incluindo Santa Maria.
— Sem essa ligação rodoviária, a distância de cerca de 12 quilômetros entre Dilermando e São Pedro do Sul aumentou para mais de 30 quilômetros, a maior parte de estrada de chão. Isso dificultava principalmente os atendimentos de saúde, já que contamos com São Pedro ou Santa Maria para os casos mais complexos — afirma o vice-prefeito de Dilermando de Aguiar, Marcelo Dotto.
A obra, realizada em parceria entre o município de 3 mil habitantes e o governo do Estado, permite a circulação de carros e caminhões com até 45 toneladas de peso por eixo. É possível a passagem de um veículo por vez sobre a estrutura metálica pintada de verde e amarelo.
A nova estrutura foi erguida ao lado da anterior, e pode ser acessada por um curto desvio coberto por brita. Os últimos ajustes e a colocação da sinalização foram providenciados ao longo da manhã, quando alguns caminhões já aguardavam pela liberação do antigo percurso.