Ícone de Porto Alegre e referência no turismo náutico do Rio Grande do Sul, o Cisne Branco vai voltar a operar. O retorno está marcado para 20 de julho, Dia do Amigo, com uma celebração especial e uma missão simbólica: promover as pazes entre cidade e o Guaíba.
A famosa embarcação não chegou a ser danificada pela catástrofe climática de maio de 2024, mas teve de paralisar os serviços em razão da enchente.
No auge da crise, o barco foi retirado do Cais Mauá e levado até o píer do Gasômetro, onde havia mais segurança para parar durante a cheia. De lá, por dias a fio, o navio prestou apoio aos resgates realizados na região das ilhas. Os banheiros e a cozinha foram abertos para voluntários e vítimas. Coletes salva-vidas foram emprestados e tripulantes experientes ajudaram nos salvamentos.
— Foram semanas desafiadoras, e olha que nós já sobrevivemos a um naufrágio, em 2016, e à pandemia, em 2020. Por conta da enchente, tivemos de ficar no barco 24 horas por dia, para garantir que não houvesse problemas e para ajudar da forma que fosse possível. Também tivemos dois marinheiros que perderam tudo. Foi triste — recorda Adriane Hilbig, dona da embarcação e diretora-geral do Grupo Cisne Branco, que também opera a Linha Turismo de Porto Alegre (que ainda não voltou).
Depois de dois meses sem trabalhar, a equipe prepara uma grande comemoração para a retomada, que está sendo chamada de Festa da Amizade.
— Queremos que o porto-alegrense volte a ser amigo do Guaíba, que faça as pazes com ele. A cidade precisa disso, e o Cisne tem esse papel, de reconexão — diz Adriane.
Durante o evento, que tem o apoio do Instituto RSNasce, o restaurante a bordo do barco oferecerá opções de jantar, petiscos e bebidas, tudo isso ao som de um DJ. Os ingressos individuais terão o valor de meia-entrada e serão solidários, a R$ 50 e dois quilos de alimento não perecível, a serem entregues no embarque. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 99712-5672.
Limpeza do cais
Para que a volta fosse possível, o tradicional ponto de embarque, no Cais do Porto, recebeu uma limpeza completa, com hidrojato. O túnel de acesso (com entrada localizada ao lado da Estação Mercado do Trensurb) ainda não está aberto. Com isso, por enquanto, a entrada dos passageiros se dará apenas pelo acesso principal do Cais, no número 1050 da Avenida Mauá.
Serviço completo
- O que: Festa da Amizade a bordo do barco Cisne Branco
- Quando: 20 de julho, das 20h à meia-noite (com embarque às 20h, saída da navegação às 20h30min, retorno às 23h e encerramento à meia-noite)
- Onde: Av. Mauá, 1050, Centro Histórico, com acesso pelo Cais do Porto, no Armazém B3
Ingressos: www.barcocisnebranco.com.br - Valor: ingresso solidário individual a R$ 50 mais 2 quilos de alimento não perecível entregues no embarque
- Informações: (51) 99712-5672