Pela retomada da economia na capital gaúcha, depois dos efeitos catastróficos da crise climática, o DestinoPOA, plataforma oficial de turismo e eventos da cidade, vai lançar uma nova campanha. Com o mote “Nosso Porto Alegre de Novo”, a ação será apresentada em 8 de julho, Dia Mundial da Alegria.
O objetivo é mostrar para moradores e visitantes que, para reerguer a região, é preciso voltar a consumir produtos e serviços locais.
— Queremos que, apesar de tudo, nossa cidade volte a sorrir. Por meio do DestinoPOA, vamos conectar as pessoas e os estabelecimentos, oferecendo o mais completo catálogo de negócios de Porto Alegre — explica Gabrielle Signor, gerente do projeto e sócia da Somos.RS, grupo que opera a plataforma.
Até o momento, o portal destinopoa.com.br tem mais de 230 empreendimentos cadastrados.
Ao navegar no site ou no Instagram (@destinopoaoficial), já é possível escolher o que fazer ou comprar entre as opções disponíveis, que incluem gastronomia, comércio e entretenimento. Dá para saber, também, o status de cada estabelecimento (se está aberto ou fechado) — no caso daqueles que ainda não conseguiram reabrir, os donos poderão incluir formas de ajuda.
Assinada pela agência Batuca, campanha contará, ainda, com a venda de vouchers solidários, em que parte do valor será doado a empresas impactadas pela enchente, e a facilidade de autocadastro no catálogo (destinopoa.com.br/cadastro). A ideia, com isso, é que os empreendedores possam incluir empresas, experiências ou produtos de forma simples e ágil, para centralizar as informações e facilitar as buscas.
— Pedimos que, no momento de comprar ou doar roupas, as pessoas busquem no site lojas ou marcas locais e consumam o trabalho de profissionais liberais e autônomos daqui, como cabeleireiros, diaristas, instrutores de exercícios e freelancers. Dessa forma, entendemos que vamos fazer a economia voltar a girar mais depressa — diz Gabrielle.
Quem mora em outras localidades também poderá participar, já que existem empresas da capital gaúcha que vendem para outros Estados, como marcas de roupas e acessórios, cervejarias e vinícolas.
— E, se alguém tem viagem marcada para Porto Alegre, pedimos que não cancele, mas remarque. É com esse fluxo que vamos recuperar os negócios — completa Gabrielle.
Personalidades gaúchas conhecidas foram convidadas a vestir a camiseta da campanha e ir ao seu local preferido da Capital para fazer fotos e postas nas redes. Acompanhe tudo em @destinopoaoficial.
O voucher solidário
Ao comprar um voucher solidário, o consumidor vai apoiar a retomada da cidade de duas formas: garantindo o consumo em um estabelecimento local e doando parte deste valor.
Entre as empresas que já aderiram à campanha estão o Café da Catedral, na região central, e a Quinta das Tarumãs, propriedade que faz parte dos Caminhos Rurais. Os beneficiados serão empreendedores do Centro Histórico - região fortemente afetada pela histórica cheia - que ainda não conseguiram retomar as operações.
Eles serão indicados pelas entidades que estão apoiando a campanha: CDL, Sindha, Sindilojas, Porto Alegre Convention & Visitors Bureau e Sebrae.
— Nosso objetivo é que moradores e visitantes conheçam e aproveitem essa cidade pujante, inovadora, com rica cultura e gastronomia diversa. A partir dessa corrente valorosa e empática, vamos reconstruindo cada pedaço e cada canto de nossa cidade — destaca Gabrielle.
Sobre o DestinoPOA
Criado para turistas e – por que não? – moradores locais descobrirem todos os cantos e atividades de Porto Alegre, o portal DestinoPOA foi idealizado e é mantido pelo Grupo Somos.RS, chancelado pela prefeitura, pelo Pacto Alegre e por entidades ligadas ao desenvolvimento turístico da cidade.