Adotado pela comunidade LGBT+ de Porto Alegre, o Venezianos, um dos mais queridos, icônicos e democráticos bares da cidade, com 24 anos de história, está de volta. Nesta sexta-feira (12) e no sábado (13), o pub promove o Festival de Reabertura Viva Venê, para celebrar o renascimento da lama.
Durante a catástrofe climática, o Venezianos ficou três semanas embaixo d'água. O alagamento atingiu todo o térreo e afetou, também, o piso do segundo andar, devido às marolas provocadas pelos barcos de resgate — algo nunca visto e, ainda hoje, contado com um misto de incredulidade e tristeza por Alessandra Mendonça, a Alê, uma das "capitãs" da casa (ao lado de Clarice Decker), como ela costuma dizer.
— Foi muito difícil. Quase desistimos, mas chegamos à conclusão de que 24 anos de história não poderiam terminar assim — diz Alê.
Graças à ajuda de clientes e amigos, incluindo uma festa beneficente realizada pelo Bar Ocidente no fim de maio, o Venezianos foi refeito. Com a assinatura da arquiteta Xanda Gorski, o sobrado histórico na Travessa dos Venezianos ganhou novas cores, inspiradas na pintora mexicana Frida Kahlo.
Agora, para marcar o recomeço, a casa prepara um baita evento com dois dias de música e a participação de 20 artistas, entre eles Valéria Barcellos, que virá do Rio de Janeiro especialmente para o evento. A ideia é celebrar o retorno, a vida e a amizade.
— Nosso maior patrimônio é imaterial. É feito de pessoas. E é para elas que resolvemos fazer essa grande celebração — destaca Alê.
Ficou com vontade de participar? É só acessar a plataforma Sympla (aqui) e garantir o ingresso. Ah, só mais um detalhe: existe amor em Porto Alegre, sim. Vida longa ao Venê!