Deu certo! Graças ao apoio de quem leu a história da bailarina Amanda de Menezes Pinto, 12 anos, que contei aqui na última segunda-feira (15) e que repercutiu nos veículos do Grupo RBS, ela vai conseguir participar do 41º Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina. É um sonho realizado.
Amanda e a família perderam tudo na enchente de maio, em São Leopoldo, e ela não tinha dinheiro para viajar para o evento. Em menos de 24 horas, a menina não só superou a meta da vaquinha virtual (que segue aberta, veja abaixo) como ganhou até as passagens de ônibus, de ida e volta, para ela e para a professora.
— Eu quase não dormi esta noite de tanta felicidade — diz Amanda, que é aluna de balé na Brilhart Escola e atleta da Sociedade Ginástica de São Leopoldo.
— A gente não esperava tudo isso. Não sabemos nem como agradecer — complementa Ana Paula de Menezes, mãe da menina.
O festival catarinense é um dos mais importantes do gênero no país, atraindo atletas do Brasil inteiro. Amanda foi selecionada para o evento com três coreografias e tem apresentações marcadas para este fim de semana. Por muito pouco, ela não pôde participar.
— Nossa casa, no bairro Rio do Sinos, ficou embaixo d’água na enchente. O que mais me doeu é que todos os figurinos da Amanda (63 no total) foram atingidos. Até tentamos lavar alguns, mas ficaram manchados — lamentou Ana Paula, quando a ouvi pela primeira vez, na segunda-feira.
Com a ajuda de amigos e apoiadores, a família conseguiu novos trajes. Agora, com as passagens garantidas e recursos para hospedagem e alimentação, Amanda está pronta para o palco. As apresentações ocorrem no sábado (20) e no domingo (21).
Como seguir ajudando
A vaquinha organizada pela família e pela escola de Amanda segue aberta. Apesar de já ter batido a meta, toda ajuda é bem-vinda, devido às perdas na catástrofe climática. Para apiar, basta acessar o site vakinha.com.br/vaquinha/amanda-em-joinville-brilhart-escola. Outra forma de ajudar é fazer um pix. A chave é o celular da bailarina: (51) 98930-0825.
Para saber mais sobre ela, siga Amanda no Instagram, no perfil @amanda_ginasta_bailarina.