Porto Alegre vai receber dois dias de ensaios abertos do musical inédito “Ela Disse-me Assim”, inspirado na vida e obra de Zilah Machado e Lourdes Rodrigues. Duas divas, elas foram grandes cantoras do Rio Grande do Sul que fizeram sucesso por quatro décadas, brilhando nos palcos, bares e programas de rádios de Porto Alegre.
Zilah e Lourdes foram duas das maiores intérpretes das composições de Lupicínio Rodrigues. Zilah morreu em 2011, aos 82 anos, com quatro discos gravados e cerca de 200 canções compostas. Lourdes faleceu em 2014, aos 76 anos, e ficou conhecida como a Dama da Canção.
Com direção geral de Luciano Alabarse, direção musical de Arthur de Faria, produção de Cláudia D’Mutti e Letícia Vieira, o espetáculo é definido pelos criadores como um "musical atemporal e contemporâneo", com o merecido destaque à memória de quem fez a história da música da Capital.
O musical contará com quatro excepcionais cantoras gaúchas: Andréa Cavalheiro, Denizeli Cardoso, Glau Barros e Paola Kirst, acompanhadas por Melissa Souza no piano, Bruno Silva no trompete, Rhuan Moura na percussão e Vini Reis na viola.
— Não queríamos o óbvio. Uma das ideias deste musical foi evitar os grandes sucessos. Buscamos todas as facetas do Lupicínio que não foram exploradas. Surgiu então um roteiro maravilhoso, inspirado nestas duas grandes cantoras, que irá surpreender o público — diz Alabarse.
O ensaio aberto será apresentado nos dias 20 e 21 de julho no Teatro Oficina Olga Reverbel, do Multipalco, no Theatro São Pedro. O projeto terá ainda quatro bate-papos abertos sobre a montagem do espetáculo nas áreas de pesquisa, dramaturgia, figurinos e produção.
“Ela Disse-me Assim” é gratuito e tem o apoio do Programa Funarte Retomada 2023 – Música.