Compre do Rio Grande do Sul, seja o que for: carne, vinho, ovos, azeite, arroz, roupas, utensílios domésticos. Se você está a salvo e tem condições, faça isso, por um simples motivo: estará apoiando pequenos, médios e grandes negócios atingidos pela crise climática, que tentam manter operações e empregos. É mais uma forma de ajudar.
Desde que a catástrofe climática atingiu o Estado, diferentes iniciativas, individuais e coletivas, disseminam a ideia.
O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, foi um dos primeiros a postar um vídeo fazendo o apelo nas redes sociais. O pedido viralizou (tem mais de 100 mil curtidas) e cruzou fronteiras.
Influenciadores digitais, empresários e artistas também assumiram a causa. Supermercados e lojas criaram prateleiras exclusivas com itens locais, no Estado e em outras regiões do país, para incentivar a solidariedade indireta.
Produtores unidos
Agora, uma nova iniciativa, chamada Produtores Gaúchos Unidos, está reunindo aqueles que produzem alimentos em solo riograndense para conectá-los a restaurantes e empórios de todo o Brasil.
Com o apoio do Sebrae-RS e de um bocado de gente boa, o site produtoresgauchosunidos.com, idealizado pela PMP (que vende carne de cordeiro criado a pasto no pampa), já está cadastrando interessados. O objetivo, explica Aline Barilli Alves, jornalista que ajudou a formatar a ideia, é ampliar a visibilidade das marcas e incentivar chefs do centro do país a usarem os insumos gaúchos.
— Vi o vídeo do prefeito de Bento e, no dia seguinte, comecei a desenhar o site, que entrou no ar na última segunda-feira (13). Já temos mais de 70 produtores cadastrados, que vendem produtos como vinho, queijo, carne, noz, suco e azeite de oliva. Estamos avançando um passo de cada vez — diz Aline, casada com Bernardo Ibargoyen, à frente da PMP.
No próximo domingo (19), um grupo de chefs conhecidos vai promover um jantar harmonizado (R$ 2 mil por pessoa) no Restaurante Lassù, na capital paulista, com insumos selecionados a partir da plataforma recém-lançada. O valor arrecadado será doado ao Centro da Indústria, Comércio e Serviços Bento Gonçalves (CIC-Bento), para que seja utilizado no enfrentamento da crise. É a primeira de muitas ações que vir]ao pela frente.
Além da PMP (@somospmp) e do Sebrae-RS, a iniciativa tem o apoio do influenciador Gabriel Gasparini (@gaspaindica), da Vento Comunicação (@ventocomunicacao) e de Associações de Bares e Restaurantes de São Paulo.