O barulho dos jet-skis tomou conta da área atrás do Anfiteatro Pôr do Sol, alagada pelo Guaíba, em Porto Alegre. São pelo menos 30 motos aquáticas, além de 10 lanchas e botes, mobilizados a partir de um chamado da KiteSul, em parceria com os clubes de velas Jangadeiros e Veleiros, na Capital, com o apoio de surfistas conhecidos, como Pedro Scooby e Lucas Chumbo.
— Divulgamos o chamado de ajuda, e muita gente veio, principalmente os surfistas de grandes ondas, que têm jet-skis e sabem pilotar em condições difíceis — diz Matheus Albernaz, que é professor de Educação Física e atua na KiteSul, liderada por Leonardo Rancich.
A maioria dos envolvidos é de surfistas que vivem em Porto Alegre ou que vieram do Litoral Norte e de fora do Estado, de praias como Garopaba, Araranguá e até Maresias, em São Paulo. Os voluntários reforçam o resgate de afetados pela enchente principalmente em Eldorado do Sul e na região das Ilhas.
Entre os apoiadores, está a família da médica Luciane Antunes.
— Somos praticantes de kitesurf, ficamos sabendo da mobilização e fomos buscar nosso barco em Capão da Canoa para trazer para cá e ajudar. Meu marido (o médico Spencer Camargo) está auxiliando os resgates em Eldorado — conta Luciane.
Os atletas Pedro Scooby e Lucas Chumbo formaram um grupo de surfistas e pilotos de jet-skis experientes para auxiliar nas operações. A caravana saiu do Rio de Janeiro no domingo (5) e deve chegar ao Rio Grande do Sul no início da tarde desta segunda-feira (6). No Instagram, Scooby vem relatando a ação e contando os detalhes da viagem, que está sendo feita em caminhonetes.
— Conseguimos os melhores pilotos de ondas gigantes do Rio, levando jet-skis e indo rumo ao sul — disse Scooby na rede social.
Esse apoio faz toda a diferença em um momento como esse.