Ela já foi retratada em GZH, pela repórter Karine Dalla Valle, no início de 2023, e segue fazendo história - e empilhando títulos. Aos 9 anos, Maria Eduarda Tischler Lema Garcia, de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, acaba de se tornar Mestre Nacional pela Confederação Brasileira de Xadrez.
No ano passado, ela conquistou prêmios nacionais e internacionais, elencados com orgulho pelo pai, o desembargador federal Eduardo Vandré Lema Garcia: foi campeã brasileira sub-10, vice-campeã sul-americana sub-10 e vice-campeã pan-americana sub-9.
Hoje, na sua categoria, a pequena dama do xadrez é primeira no ranking da América Latina, a 10ª das Américas e a 36ª melhor do mundo.
— Graças ao desempenho em 2023, ela se tornou Mestre Nacional. Nessa idade, sendo menina, Maria Eduarda é a única. Estamos muito felizes - diz o pai-coruja, que acompanha cada movimento de perto.
Por vontade própria, a jogadora pratica xadrez cerca de três horas por dia (não é incomum levar quatro horas para executar um movimento, dependendo da situação). Ela é apaixonada pelo tabuleiro e incentivada pela família.
— O xadrez é o oposto do hiperestímulo das telas. É foco, raciocínio, concentração. Tem muitos benefícios — resume Garcia.