Um dos intelectuais mais respeitados do país, o filósofo gaúcho Fernando Schüler será homenageado no Fórum da Liberdade 2024 com o Prêmio Liberdade de Imprensa. Promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), o evento será realizado em 4 e 5 de abril na PUCRS, em Porto Alegre.
Criador e curador do projeto cultural Fronteiras do Pensamento, Schüler é doutor em Filosofia e mestre em Ciências Políticas pela UFRGS, com pós-doutorado pela Universidade de Columbia, em Nova York.
— Nutrimos grande respeito e admiração pelo Fernando Schüler. Através das palavras, ele transmite com sabedoria e ponderação suas ideias, que instigam o pensamento crítico. É um árduo defensor da liberdade de expressão e de imprensa — destaca Fernanda Ritter, presidente do IEE.
Professor e pesquisador no Insper, em São Paulo, é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e em Gestão Cultural e Cooperação Ibero-americana pela Universidade de Barcelona (UB).
No governo do Estado, Schüler foi secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social no mandato da então governadora Yeda Crusius. Também atuou como diretor-geral do Ibmec, no Rio de Janeiro, e diretor da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. Atualmente, é colunista da revista Veja e do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
O Prêmio Liberdade de Imprensa foi criado pelo IEE em 2007, com o objetivo de homenagear pessoas dedicadas ao desenvolvimento do pensamento crítico e à defesa e à valorização da liberdade de imprensa. Mais do que isso, o IEE entende que a liberdade de expressão é um dos pilares fundamentais para qualquer democracia.