O jornalista Caio Cigana colabora com a colunista Juliana Bublitz, titular deste espaço
O programa Nenhuma Casa Sem Banheiro, concebido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS), passou a integrar o banco de experiências consideradas exitosas da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz. É onde a Fundação Oswaldo Cruz concentra informações sobre iniciativas que beneficiam a saúde da população e o meio ambiente, também como forma de disseminar as ideias que podem ser replicadas.
O programa foi viabilizado no Rio Grande do Sul por uma parceria entre a entidade e o poder público. Os imóveis onde vivem famílias de baixa renda são beneficiados com um projeto elaborado por um arquiteto, com a previsão da construção de unidade sanitária completa, que inclui saída de esgoto, instalação hidráulica, elétrica e dos equipamentos para higiene pessoal. Não há custos para a população contemplada. Os recursos para a compra dos materiais e contratação de mão de obra são repassados por prefeituras e pelo governo do Estado.
Em maio, foram entregues as primeiras unidades em Canoas, na Região Metropolitana. No total, em meados do ano o Rio Grande do Sul tinha 1,15 mil obras em andamento ou contratadas, em 45 municípios.
O Nenhuma Casa Sem Banheiro não leva apenas dignidade a cidadãos que não têm acesso a um banho quente, a uma higiene pessoal adequada ou à possibilidade de fazer as suas necessidades fisiológicas de forma apropriada. É uma iniciativa que também contribui para controle de doenças transmitidas pela falta de saneamento básico. Levantamento do Instituto Trata Brasil mostrou que, em 2022, cerca de 5,5 milhões de pessoas viviam sem banheiro em casa no país.
– O arquiteto e urbanista cura a casa que deixa a família doente. O CAU-RS insere a assistência técnica como uma oportunidade de adequação das instalações destes dispositivos sanitários às condições particulares de cada moradia e comunidade, otimizando recursos – explica o presidente da entidade, Tiago Holzmann da Silva.
O programa segue aberto para a habilitação dos municípios interessados.