O documentário Além da Liberdade foi lançado no final de novembro pelo streaming gaúcho Lumine, fundado em Dois Irmãos, no Vale do Sinos. O filme pode ser conferido na íntegra no canal do YouTube da plataforma, com acesso gratuito, e busca levar o telespectador a um passeio pela vida de Viktor Frankl, um psiquiatra austríaco perseguido pelo nazismo e fundador da Logoterapia — uma escola psicoterápica.
O documentário tem passagens gravadas na Argentina, Alemanha, Áustria, República Tcheca e Polônia, acompanhando a trajetória do pesquisador. Cenas que apresentam o contexto em primeira pessoa e entrevistas com a esposa do pesquisador, Elly Frankl, e com uma aluna, Elizabeth Lucas, integram o longa-metragem.
— Estivemos em Viena (Áustria), onde Frankl vivia, e fizemos a rota dele quando foi preso nos campos de concentração: foi levado para República Tcheca, no gueto de Terezin, para a Polônia, em Auschwitz, e para a Alemanha, no campo de Dachau. Estivemos em três dos quatro campos de concentração em que ele ficou — conta Gustavo Leite, diretor e roteirista do filme
A Logoterapia é o ponto central dos estudos de Frankl, já que ele fundou e difundiu a escola. Como explica Paulo Kroeff, professor aposentado do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a corrente é baseada na questão do sentido da vida.
— Não daria para dizer a Logoterapia é uma das escolas mais conhecidas. Possivelmente se conhece mais a psicanálise e a cognitivo comportamental. Mas está havendo uma difusão muito grande da Logoterapia desde 1984, quando o Frankl veio pela primeira vez para o Brasil — comenta o professor
A Logoterapia não é o ponto central do filme, que foca na vida do pesquisador falecido em 1997, explica Gustavo. No entanto, foi o reconhecimento acadêmico que motivou a produção: quem tomou a inciativa foi um psicólogo especialista em Frankl, Luis Enrique Paulino Carmelo.
O financiamento do longa-metragem foi todo viabilizado por meio das assinaturas da Lumine, diz Gustavo. Ao todo, são cerca de 30 mil membros do streaming, que se identifica enquanto uma plataforma católica. Mesmo assim, filmes não religiosos — como Além da Liberdade — são produzidos e integram o catálogo.
*Produção: Maria Clara Centeno