Deu na BBC: o mate está virando uma bebida da moda mundo afora, graças a jogadores como Leonel Messi e outros craques do futebol internacional que se tornaram “embaixadores” informais do amargo por onde passam.
É que, onde quer que eles andem, estão sempre com uma cuia na mão e a térmica embaixo do braço. Isso tem chamado a atenção de fãs e torcedores, em especial fora da América Latina, onde o hábito não é novidade.
Com Messi jogando em Miami, então, a curiosidade em torno do porongo parece ter aumentado nos Estados Unidos - dia desses, até noticiei aqui: a Banca 33 do Mercado Público de Porto Alegre recebeu uma encomenda de 500 bombas do Tio Sam e já enviou o lote para comercialização naquelas bandas.
Pode ser coincidência, mas, segundo a reportagem da BBC, assinada por Suchi Rudra, já tem gente dizendo que o chimarrão é a "bebida dos campeões". Não dá para esquecer que a Argentina, vencedora da Copa do Mundo de 2022, desembarcou no Catar levando consigo nada menos do que 240 quilos de erva.
O time passou bebendo mate e levantou a taça.
Sou adepta do “vício”, embora nunca tenha erguido taça nenhuma. Minha cuia é companheira de todas as manhãs, com uma erva especial - mistura de moída grossa com fina e uma porção de defumada, feita pelo Adão, da banca que mencionei acima. É lá que o Thiago Lacerda compra erva também, só para deixar claro.
Sim, o Thiago Lacerda toma chimarrão. E é um sucesso. Tá vendo?
Na próxima Libertadores, me lembrem de sugerir ao Alberto Guerra, presidente do Grêmio, para que distribua cuias, bombas e erva para a turma, incluindo enfeites para colocar em cima do montinho. Vai que funciona. Só não contem isso para o pessoal do Inter. Fica entre nós.
Bom para o RS
Segundo dados do Sindicato das Indústrias de Erva-Mate (Sindimate), o setor soma 250 indústrias, 70 viveiristas e 14 mil produtores, que geraram 120 mil empregos em 2022 no Rio Grande do Sul.
Até ervas famosas no Uruguai e na Argentina são daqui, como a marca Canarias, apreciada por Messi e seu amigo Luis Suárez, craque tricolor. A Canarias é da fabricante Baldo, de Encantado, no Vale do Taquari.
Se o interesse pelo chimarrão de fato aumentar no Exterior, tanto melhor.