Professor da rede pública no Rio de Janeiro, Allan Pervirguladez, conhecido por usar a música contra o racismo nas escolas, vem a Porto Alegre nesta quinta-feira (26). Ele participa de um seminário sobre os 20 anos do artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases, que determina uma educação antirracista.
Pervirguladez é um fenômeno nas redes sociais: desde que compôs a canção "O Meu Cabelo é Bem Bonito", estimulando a autoestima entre os alunos, seus vídeos ultrapassam 10 milhões de visualizações no YouTube. As músicas destacam a necessidade de respeitar o próximo, independentemente da cor, e enaltecem os traços negros.
Ele também é consultor antirracista do Instituto Vini Jr., o craque de futebol que recentemente sofreu preconceito no campeonato espanhol.
Promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com apoio do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da UFRGS e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o evento vai debater os desafios da lei, que torna obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira e indígena.
Segundo o tribunal gaúcho, 89,3% dos municípios do Rio Grande do Sul declararam que nada investiram para o cumprimento da legislação e só 14,3% capacitaram professores nessas áreas.