O gaúcho Klinsmann Langhanz, único brasileiro no Campeonato Mundial de Planilhas Excel 2023, como mostrei aqui na coluna, fez bonito na Copa do Mundo do Excel, no último sábado (28). Apesar do bom desempenho, ele não conseguiu se classificar entre os oito primeiros finalistas, mas vai para a repescagem.
Será uma disputa presencial, em Las Vegas, nos Estados Unidos, de 7 e 9 de dezembro, na HyperX Arena - espécie de panteão dos games e esportes eletrônicos no mundo. Para quem não sabe, Excel é um software icônico criado pela Microsoft na década de 1980 e utilizado até hoje, em versões atualizadas.
Langhanz é engenheiro civil formado pela UFRGS e sabe tanto do programa que dá aulas de Excel em Porto Alegre. Craque em usar o raciocínio lógico para solucionar problemas, ele acompanhava a competição desde a pandemia, até que criou coragem para se inscrever. Deu certo.
No último dia 10 de outubro, o gaúcho entrou na lista dos 128 classificados para o mata-mata, com uma série de desafios virtuais. Agora, ele se prepara para as batalhas finais.
— Eu vou para Las Vegas. Já estava programado para isso. Tenho mais 40 dias de estudos para representar o Brasil na repescagem e, quem sabe, ficar entre os 16 melhores do mundo — disse ele, no Instagram.
O campeonato é promovido pela Financial Modeling World Cup, com patrocínio de empresas como Microsoft, AG Capital e SoftwareOne e Order.co.