Muita gente nem imagina, mas está rolando o Campeonato Mundial de Planilhas Excel - software icônico criado pela Microsoft na década de 1980 e utilizado até hoje - com etapas transmitidas pelo canal ESPN. E, veja só, tem um brasileiro (o único) classificado para a fase de mata-mata: é Klinsmann Langhanz, engenheiro civil formado pela UFRGS, professor de Excel em Porto Alegre.
Expert no programa e craque em usar o raciocínio lógico para solucionar problemas, Langhanz acompanhava a competição desde a pandemia, até que criou coragem para se inscrever. Deu certo.
No último dia 10, ele entrou na lista dos 128 classificados para a próxima fase, que será disputada a partir de 28 de outubro, com uma série de desafios virtuais.
O objetivo, claro, é chegar às finais, que ocorrem entre 7 e 9 de dezembro em Las Vegas, na HyperX Arena - espécie de panteão dos games e esportes eletrônicos no mundo.
— Agora serão batalhas de um contra um até que sobrem oito finalistas. Outros oito sairão da repescagem, em dezembro. É muito legal participar. Sei que não vai ser fácil, mas estou otimista — conta Langhanz, que pediu visto à embaixada dos EUA e já se prepara para ir a Vegas em dezembro.
O campeonato é promovido pela Financial Modeling World Cup, com patrocínio de empresas como Microsoft, AG Capital e SoftwareOne e Order.co.