Uma das mais tradicionais escolas de bailado do Rio Grande do Sul - a Cadica Cia de Dança - está completando três décadas em Porto Alegre e, para celebrar a data, prepara uma apresentação de luxo no Theatro São Pedro.
Nesta quarta-feira (25), a partir das 20h, bailarinos e bailarinas de diferentes gerações irão encenar 30 coreografias que marcaram a história da instituição. Conhecida pela fusão do flamenco com o folclore gaúcho, a companhia foi fundada em 1993 por Cadica Costa, que dá nome e alma ao legado.
— É um presente divino celebrar esses 30 anos. Tenho me emocionado todos os dias desde que começamos os preparativos — conta Cadica, que, desde 2017, tem a felicidade de dividir o comando da escola com a filha, Emily Borghetti, outra virtuose dos tablados.
No espetáculo, dirigido pela dupla, ex-alunos farão números especiais e levarão seus filhos consigo - muitos casais inclusive se conheceram e se formaram nas aulas de dança, o que enche Cadica de orgulho. Haverá, também, mensagens no telão, de antigos integrantes que hoje vivem fora do país e que não poderão estar presentes. Ao todo, mais de 50 pessoas farão parte da festa.
Ingressos no site theatrosaopedro.rs.gov.br.
Um pouco da história
A Cadica Cia. de Dança nasceu em 1993, com o nome de "Paixão Flamenca" em seus primeiros 10 anos, por iniciativa da bailarina que deu seus primeiros passos ainda menina, no ballet clássico e nas danças gaúchas dos CTGs. Em 1989, ao assistir ao filme "Carmen", de Carlos Saura, Cadica se apaixonou pelo flamenco. Desde então, essa paixão tem impulsionado seu trabalho no dia a dia.
Nesses 30 anos, a companhia viajou pelo mundo (com temporadas na Espanha, Coréia do Sul, Portugal, Chile, China, Rússia e Turquia), formou bailarinos e emocionou plateias com espetáculos diversificados - mas sempre mantendo a essência gaúcha e flamenca.
O grupo também marcou presença em grandes eventos, como a inauguração do Estádio Beira-Rio, a FIFA Fan Fest, na Copa do Mundo 2014, e o Natal dos Pampas (Natal Luz de Gramado).
Hoje, a companhia reúne mais de 100 bailarinos.