Referência em transplantes no Brasil, a Santa Casa de Porto Alegre alcançou mais um importante marco na área. Já são 100 transplantes hepáticos pediátricos realizados na instituição.
Desde 2013, a equipe liderada pelo cirurgião Antonio Kalil se consolidou como referência na área no país. Somente em 2022, o grupo realizou 18 transplantes hepáticos em crianças e adolescentes, oportunizando um novo recomeço tanto para pacientes como para seus familiares.
Para celebrar as vidas transformadas pela equipe, a Santa Casa promove nesta sexta-feira (22), às 16h, o Encontro da Vida, evento que reunirá pacientes e familiares para recordar e celebrar a vida de quem faz parte dessa história. Além de comemorar a conquista, o encontro busca reforçar sobre a importância da doação de órgãos.
—É um evento que não apenas celebra a dedicação da equipe médica, mas também destaca a esperança que os transplantes de fígado oferecem às crianças e aos adolescentes que lutam contra doenças hepáticas graves — destaca Kalil.
Referência brasileira
Os primeiros transplantes pediátricos de fígado da Santa Casa de Porto Alegre ocorreram em 2002. Foram 17 procedimentos do tipo durante os primeiros anos do serviço, que se consolidou a partir de 2013.
Desde então, a equipe de transplante hepático liderada pelo cirurgião do aparelho digestivo Antonio Kalil, atual diretor médico e de ensino e pesquisa da Santa Casa, ampliou a atuação e se tornou referência brasileira no tratamento de doenças do fígado nos pequenos.
Integram o grupo desde médicos de diferentes especialidades até profissionais da saúde das áreas de enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia e serviço social.