O Trem dos Vales, que se tornou uma febre entre turistas ao percorrer um trajeto de 45 quilômetros entre Muçum e Guaporé, está com os passeios temporariamente suspenso desde o último fim de semana.
A chuva que desabou sobre o Vale do Taquari, provocando mais de 40 mortos, não chegou a afetar a estrutura da ferrovia nem as locomotivas, mas, devido aos estragos na região e em respeito às vítimas da enchente, o serviço foi paralisado.
— O trecho onde passa o Trem dos Vales costeia o Rio Guaporé, que é menor e deságua no Taquari. Por isso, não houve problemas. A estação férrea de Muçum fica distante do Centro, em uma área mais alta, onde a água não chegou. Mesmo assim, decidimos parar tudo por alguns dias, inclusive para que pudéssemos unir forças e ajudar os atingidos. Ficamos todos muito abalados com o que aconteceu — explica o coordenador do projeto, Rafael Fontana.
A intenção, segundo ele, é retomar as viagens assim que possível, com ingressos solidários (destinando parte da renda da bilheteria para ajudar as pessoas atingidas pela enchente). Fontana também pretende mobilizar parceiros e apoiadores em um mutirão para auxiliar os flagelados com móveis e materiais de construção - muitos empresários inclusive já se dispuseram a participar.
A data da retomada dos passeios deve ser anunciada nos próximos dias. Quem tinha ingressos já comprados, pode solicitar o reembolso. Para mais informações, basta contatar a Central de Atendimento Passeios de Trem por e-mail (contato@passeiosdetrem.com.br) ou telefone ou WhatsApp, no número (47) 3307-9977.