Sucesso de público em 2021, o Trem dos Vales (veja as fotos acima), no Vale do Taquari, terá nova temporada em 2022, com passeios nos meses de agosto, setembro e outubro. Lançada nesta terça-feira (31), em evento no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre, a quarta edição do projeto prevê 60 viagens, com 35 mil passageiros - um recorde desde a sua criação, em 2018.
Além da Ferrovia do Trigo, no trecho entre Muçum e Guaporé, a iniciativa terá, neste ano, uma segunda rota, entre Colinas e Roca Sales.
O primeiro trajeto, mais longo, com cerca de 45 quilômetros, passa por 23 túneis e 15 viadutos, entre eles o famoso Viaduto 13 (ou V-13) - considerado o maior da América do Sul, com 509 metros de extensão e 143 metros de altura, no interior da cidade de Vespasiano Corrêa.
O segundo percurso, que tem 17 quilômetros e será feito a bordo de uma antiga Maria Fumaça, inclui dois túneis e três viadutos e acompanha as margens do rio Taquari. Ele foi batizado de "Trem da Imigração".
— São dois passeios incríveis. Nosso objetivo, agora, é tornar o Trem dos Vales uma atração permanente, com passeios semanais, durante o ano todo, e incluir Estrela no roteiro — explica o coordenador do projeto, Rafael Fontana.
A ampliação tem o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Turismo, e já foi solicitada à Rumo Logística, concessionária responsável pela linha férrea.
A SABER
O roteiro turístico Trem dos Vales é promovido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), com autorização da Rumo Logística. Desde a sua criação, a iniciativa vem movimentando a economia dos municípios no entorno e se tornou uma grande aposta do turismo regional, junto do Cristo Protetor de Encantado.
Para saber mais detalhes, é só acessar o site.