Um grupo de estudantes da serra gaúcha está pronto para encarar uma competição, digamos, "explosiva". Os alunos da Escola de Ensino Médio e Técnico da Universidade de Caxias do Sul (Cetec UCS) disputam a 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog) e 40ª Jornada de Foguetes, entre os dias 7 e 10 de agosto em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
E a gurizada não está para brincadeira: na primeira etapa do torneio, o lançamento de projéteis dos times caxienses ultrapassou 265 metros de distância, marca que levou os estudantes para a segunda fase do concurso, entre os melhores na briga pelo título.
São cinco alunos do 3º ano, divididos em duas equipes: Guilherme Triches Silvestro, Júlia Giordano Bianchi, Tiago Triches Silvestro, Murilo Lazzari Gasperin e Arthur da Fonseca Macedo. Eles integram o Clube Olímpico do Cetec, que prepara os estudantes para olimpíadas de conhecimento.
Parte do sucesso, segundo o professor Lucas da Silva Fogaça, que acompanhará os pupilos ao Rio de Janeiro, é fruto da proatividade da turma.
Os competidores caxienses chegaram a entrevistar os campeões do ano passado para entender como conseguiram vencer - e tirar lições disso. Eles irão competir na categoria do Ensino Médio, e o modelo de foguete adotado usa combustível feito a partir de uma mistura de vinagre com bicarbonato de sódio. Tanto o desenvolvimento do projétil quanto a criação da plataforma de lançamento exigiram a aplicação de conhecimentos em Física e Química.
Os resultados obtidos em Barra do Piraí - entre mais de 200 alunos do país inteiro - podem credenciar os gaúchos para a etapa decisiva. Os campeões devem ser conhecidos até outubro.