Há pouco mais de um mês, as 18 capivaras que haviam se instalado desde 2020 no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, ganharam um novo lar. Por segurança, com todos os cuidados necessários e aval de órgãos ambientais, o grupo foi levado para Itapuã, em Viamão, onde o Guaíba se encontra com a Lagoa dos Patos - um dos cenários mais belos da Região Metropolitana.
Lá, os 11 filhotes e sete adultos estão vivendo dias de sossego, sem humanos por perto. A médica-veterinária Desireé Möller, sócia do restaurante O Butiá, localizado na fazenda onde agora moram as capivaras, conta que os bichoss estão bem e em segurança - e que volta e meia são vistos circulando à beira d'água, aos finais de tarde e de manhã cedo.
Segundo Cristiano Tatsch, comodoro do Jangadeiros, a mudança está sendo considerada um sucesso:
— Hoje, os animais estão mais conectados ao seu habitat e a nova casa é o lugar ideal para que se desenvolvam com saúde.
À época da mudança, o clube contatou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus) para garantir a transferência de forma tranquila e responsável. A partir daí, a empresa Athena, especializada no manejo de animais silvestres, foi acionada para ajudar no processo. As capivaras foram "microchipadas" antes da soltura, para que sejam acompanhadas e monitoradas.
O local onde elas estão hoje é uma área de 200 hectares situada ao lado do Parque Estadual de Itapuã, que acaba de completar 50 anos. É um oásis verde e um paraíso para os bichos.