Ketty Brocker Christ e Rubem Fridolino Christ Junior não dividem apenas a vida e os negócios. Empresários do ramo de viagens e da gastronomia, eles compartilham, também, o desejo de fazer a diferença. Sem esperar pelo poder público, a dupla decidiu puxar a frente na transformação do lugar onde vive: Porto Alegre.
Com o apoio da vizinhança, Ketty e o chef Fridô, como são conhecidos, criaram um movimento comunitário para revitalizar a Praça David Rosemblit, mais conhecida como a "praça da Rua Jari", a cerca de dois quilômetros do Shopping Iguatemi, no bairro Passo d’Areia.
Chamado de Jari é Tri, o projeto já está rendendo frutos. Começou com a aproximação entre os vizinhos - incluindo comerciantes, profissionais liberais, funcionários de lojas e moradores do entorno -, que se tornaram amigos e parceiros em ações de limpeza e de pequenos reparos.
Depois, Fridô virou prefeito do local, com a chancela da administração municipal, que tem apoiado iniciativas do tipo (hoje, já são 266 pessoas nessa condição na Capital).
Com dinheiro do próprio bolso, o casal bancou o primeiro esboço do plano de recuperação da área. A proposta envolve a criação de quadras de beach tennis, espaços para famílias e crianças e um cercado para os pets (veja as imagens).
— Somos moradores da Jari há mais de 20 anos e decidimos olhar para a nossa praça de um jeito diferente, não mais lamentando porque estava suja ou com a grama alta ou porque era insegura. Decidimos fazer a nossa parte, assumir a responsabilidade. Queremos ter a praça mais alegre de Porto Alegre — resume Ketty, que, ao lado do marido, com quem é casada há 22 anos, comanda o espaço CAV (Comer, Amar e Viajar).
Para juntar recursos e viabilizar a transformação, eles passaram a organizar jantares - até o prefeito Sebastião Melo já foi convidado. A ideia é avançar aos poucos, dentro do que é possível fazer, a partir de doações e de parcerias.
— Se a gente só resmungar, não resolve nada. Temos de dar o exemplo e superar barreiras — diz Fridô.