Dos mesmos realizadores do filme "Central - O poder das facções no maior presídio do Brasil", que revelou as entranhas do Presídio Central de Porto Alegre, o documentário gaúcho "Olha pra Elas" promete fazer pensar. Com pré-estreia neste mês, que marca o Dia das Mulheres, o trabalho dirigido por Tatiana Sager com roteiro de Renato Dornelles e Luca Alverdi expõe o universo feminino atrás das grades.
O longa-metragem apresenta o cotidiano e as histórias de vida de cinco apenadas (veja a sinopse abaixo). Coproduzido por Panda Filmes e Falange Produções, a película será exibida nesta quarta-feira (8), às 19h, no auditório da Biblioteca da Unisinos, em São Leopoldo, e, no dia 17, às 16h, na sede da Defensoria Pública do Estado, na Capital. Ambas as exibições terão entrada franca e serão seguidas de debates.
Durante este mês, "Olha pra Elas" também será projetado em todos os estabelecimentos prisionais femininos do Rio Grande do Sul em parceria da Secretaria de Sistema Penal e Socioeducativo do Estado. A produção deve chegar aos cinemas em maio.
Sinopse
Adelaide, Tatiane, Catia, Naiane e Roselaine têm em comum o fato de serem mães e viverem longe dos filhos. Esse afastamento tem um mesmo motivo: estão aprisionadas. Cada uma dessas histórias de vida, mesmo com suas especificidades, representa a realidade de mais de 40 mil mulheres brasileiras. Prisões precárias e inadequadas, abandono e desestruturação do lar são os principais problemas enfrentados por elas.