Um trabalho construído a muitas mãos na Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre, acaba de ganhar uma nova vitrine. Já estão disponíveis no site artistasdofora.com.br 200 obras de quatro artistas que frequentaram o espaço: Cenilda Ribeiro, Frontino Vieira, Luiz Guides e Natália Leite (veja uma pequena amostra acima).
Além da digitalização, viabilizada com recursos do governo do Estado por meio do programa FAC Patrimônio, os materiais receberam tratamento de conservação preventiva (higienização, acondicionamentos e armazenamento adequados).
A iniciativa partiu do projeto "Salvaguarda e Memória - Artistas do Fora na Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP)”, do antropólogo Mário Eugênio Saretta Poglia, com a participação voluntária do Núcleo de Transdisciplinar Arte e Loucura Tania Mara Galli Fonseca (NuTal) e do curso de Museologia, ambos da UFRGS.
A intenção, desde o início, foi promover a preservação do acervo, enfatizando a relevância do material e sua inserção no recém-fundado Museu Estadual Oficina de Criatividade do HPSP. Outro ponto importante é a democratização de acesso e o estímulo a pesquisas sobre o tema. A curadoria das obras é assinada por Barbara Elisabeth Neubarth e Blanca Luz Brites.
O site onde as obras estão disponíveis para o público utiliza o Repositório Digital Tainacan, software livre desenvolvido pela Universidade Federal de Brasília (UNB) e usado pelos museus vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Considerado um dos sistemas mais adequados para a preservação, organização, documentação e comunicação de acervos museológicos na internet, permanecerá como base de dados para o novo museu no futuro.
Arte e a Saúde Mental
O projeto em questão abre a possibilidade de novos olhares para pessoas atendidas em hospitais psiquiátricos. A preservação das obras permite a visibilidade dos ditos "artistas do fora". Estes tiveram na Oficina um espaço de acolhida, respeito e produção de significado.
Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP)
Fundada em 1990, reúne nesses mais de 30 anos de atividades um conjunto de obras de pessoas marcadas pelo estigma da loucura. A oficina e seu acervo foram tema de uma numerosa produção acadêmica, resultante de estágios, programas de extensão e pesquisas de graduação e pós-graduação das mais distintas áreas do conhecimento.
A partir da singularidade de seu acervo, esse espaço se consolidou como um dos significativos conjuntos do país sobre a temática Arte e Loucura, ao lado do Museu de Imagens do Inconsciente (RJ), do Museu de Arte Contemporânea Bispo do Rosário (RJ) e do Museu de Arte Osório César (SP). Em 2017, a Oficina de Criatividade do HPSP recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Atualmente, o acervo contém cerca de 200 mil documentos, bens que ainda não foram, em sua totalidade, inventariados e cuja patrimonialização se dará quando incorporados ao Museu Estadual Oficina de Criatividade (MEOC-HPSP).