Além de quebrar paradigmas ao se tornar o primeiro governador reeleito do Rio Grande do Sul desde a redemocratização, Eduardo Leite rompeu preconceitos neste primeiro dia de 2023. Ao falar de improviso no Palácio Piratini, após a cerimônia de posse na Assembleia, Leite fez história ao declarar publicamente seu amor ao médico Thalis Bolzan.
Emocionado, o governador disse que a eleição de 2022 foi a primeira em que se apresentou "sem precisar deixar de falar algo pessoal", que "não deveria ser alvo de discussões na sociedade". Ele contou que já tinha tomado essa decisão por entender que é preciso "ir na direção correta, do ponto de vista civilizatório".
- Se nós acreditamos efetivamente no amor, como acreditamos, ele não pode ser seletivo, mas sim a cada uma das pessoas, como o próprio Deus ensinou. E por isso é com muita alegria que estou aqui ao lado do Thalis, o meu amor - destacou, aplaudido de pé, complementando:
- O Rio Grande do Sul não tem uma primeira-dama, mas tem alguém que é de verdade, podem acreditar.
A fala de Leite, mais do que um desabafo pessoal, ficará na história como um símbolo de que os tempos estão mudando. Vindo de alguém como ele, um homem com poder, é ainda mais significativo. Foi um gesto corajoso e autêntico, uma forma bonita e respeitosa de dizer que não há mais espaço para o preconceito. Amor é amor.