A Arquidiocese de Porto Alegre está em festa. Nesta sexta-feira (25), quatro jovens seminaristas - Danton Pereira, Darlan Schwaab, Lucas Lacerda e Rodrigo Rubi - serão ordenados diáconos pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler. É a primeira etapa antes do sacerdócio.
Mas há uma curiosidade nessa história: um dos envolvidos já trabalhou em Zero Hora. Schwaab (o segundo da esquerda para a direita na foto acima), 33 anos, é formado em Jornalismo pela Unisinos e em 2013 foi estagiário no Segundo Caderno.
— A comunicação me deu uma boa base, que levo comigo até hoje, mas a fé sempre esteve presente. Minha ligação com a Igreja vem desde a infância — conta o futuro padre, cuja ordenação será em 2 de junho de 2023.
Schwaab nasceu em Rio Branco (AC) e mudou-se com a família ainda bebê para Porto Alegre. Morou na Zona Sul da capital, onde passou a frequentar a paróquia São Vicente Mártir, no bairro Camaquã. Ao concluir o Ensino Médio, optou por fazer a faculdade pensando em ser jornalista. A fé acabou falando mais alto e ele decidiu deixar para trás a vida de repórter e se tornar seminarista.
Neste ano, Schwaab teve a oportunidade, inclusive, de participar do projeto Igrejas-Irmãs, em que a Arquidiocese de Porto Alegre envia missionários para a diocese de Xingu-Altamira (PA). Entre os meses de fevereiro até o dia 10 de novembro, o rapaz cumpriu o estágio pastoral, realizado pelos seminaristas após a conclusão do curso de Teologia e antes da ordenação diaconal, no município de Brasil Novo (PA). Lá, foi designado reitor do Seminário Propedêutico, voltado a jovens do Ensino Médio.
A ordenação nesta sexta-feira será na Catedral Metropolitana, no centro da Capital, a partir das 20h, aberta ao público.