Conhecida como marco zero de Pelotas, no sul do Estado, a histórica Catedral São Francisco de Paula recebeu um "abraço coletivo" de alunos de escolas vizinhas nesta segunda-feira (21). Por sua importância religiosa, artística e cultural, o prédio bicentenário é motivo de orgulho para os pelotenses e vem sendo restaurado há anos.
O ato público fez parte da quarta edição da Semana da Catedral, que começou no dia 18 e segue até sexta-feira (25), com foco no passo a passo do projeto de revitalização.
No momento, as obras estão concentradas na nave central da estrutura, que protege obras dos pintores italianos Emílio Sessa e Aldo Locatelli.
No interior do templo, os visitantes encontram uma exposição com a linha do tempo do processo de revitalização, além de trabalhos elaborados por alunos do Colégio Gonzaga e do Instituto São Benedito, que participam de oficinas de educação patrimonial sobre o prédio.
— A relação com a comunidade é essencial para que a memória desse valioso bem esteja sempre viva — destaca o pároco Luiz Boari.
O restauro da nave central está sendo financiado via Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Pró-Cultura RS), com patrocínio de Josapar e apoio de Biscoitos Zezé, Arrozeira Pelotas e Puro Grão.