Criador de edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e um dos precursores da arquitetura moderna no Rio Grande do Sul, o arquiteto Emil Bered, 96 anos, lança nesta quarta-feira (23) seu primeiro livro.
O evento faz parte das comemorações dos 70 anos da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, que tem Bered entre os alunos de sua primeira turma de formandos, de 1949.
Organizada por Sérgio Marques, César Vieira e Eneida Ströher, a obra Emil Bered arquiteto apresenta a trajetória do profissional e mostra alguns de seus mais emblemáticos projetos.
Entre eles, estão o edifício Ipase e o prédio da antiga CRT, erguidos, respectivamente, em 1952 e em 1960, no centro da Capital, além da Igreja Maronita Nossa Senhora do Líbano, no bairro Santana, e da casa-ateliê de Iberê Camargo, no bairro Nonoai.
O trabalho é motivo de orgulho para a família do arquiteto, em especial para suas filhas Ana Rosa e Marta Bered, que seguiram a profissão paterna. Na avaliação dela, Bered foi um pioneiro, e o livro é um registro fundamental não só para ele e seus familiares, mas para a história da arquitetura gaúcha e brasileira recente.
O lançamento será às 18h30min desta quarta, no saguão da faculdade (Rua Sarmento Leite, nº 320).