O Museu de Cultura Hip Hop RS (@museuhiphoprs), em Porto Alegre, já tem data de estreia. Neste sábado, o espaço abre as portas com o projeto Museu Mais Cores, que contará com pinturas de 10 artistas, oficinas e performances. A ação ocupará a área externa até dezembro, em uma prévia da inauguração integral do complexo, em 2023.
O local ganhou um colorido especial com o grafite assinado pela artista visual Gugie - já conhecida na Capital pelo mural Aurora Negra, no Centro Histórico. Segundo ela, a pintura da empena foi a maior já feita com andaime de fachada no RS: 360 metros quadrados de cores na parede, com 300 litros de tinta e 50 latas de spray. O projeto tem financiamento do Pró-Cultura-RS e patrocínio de Tintas Renner e Lojas Quero Quero.
Sobre o espaço
Inspirado no Universal Hip Hop Museum (EUA), o espaço é o primeiro do gênero na América Latina, idealizado pela Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, que espera receber 30 mil visitantes por ano. O complexo terá um acervo com seis mil itens, salas expositivas, estúdio, atelier, café, loja, biblioteca e até estufa agroecológica. Fica na Rua Parque dos Nativos, nº 515, na Vila Ipiranga.
Estufa agroecológica
A estrutura agroecológica construída na área já está produzindo alimentos orgânicos (como alface, rúcula, repolho, etc.). A estimativa inicial é de que a estufa forneça cerca de seis mil hortaliças por mês, que serão comercializadas, doadas e consumidas no local.