Esta quarta-feira, 27 de julho, é um dia de festa no Centro de Empreendimentos em Informática (CEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Capital, como é chamada a incubadora de empresas da instituição - que, desde 1996, ajudou a alavancar 23 novos negócios no Estado. Três startups (companhias emergentes com potencial de crescimento rápido e lucrativo) serão “graduadas”, isto é, deixarão a incubadora para ganhar o mundo.
— Sempre acreditamos que a universidade pública deve reverter à sociedade os investimentos que recebe. Quando conseguimos fazer isso criando empreendimentos inovadores e gerando emprego e renda, estamos cumprindo nossa missão. Essas três startups chegaram a um patamar em que já podem caminhar sozinhas e isso nos enche de orgulho — diz Luciana Nedel, diretora do CEI.
As três novas empresas (Otus, Alter Vision e Papayas) nasceram de projetos distintos. A Otus é especializada em criar softwares para pesquisas com coleta de dados na área da saúde.
Quanto à Alter Vision, o foco é um sistema de visão computacional que usa câmeras de segurança para monitorar a atenção de clientes em lojas e shoppings - o que, na prática, ajuda o varejo a saber qual é a melhor forma de dispor seus produtos, para que fiquem atrativos. Já a Papayas criou um ticket refeição exclusivo para produtos orgânicos, conhecido nas feiras da Capital.
Atualmente, há outras seis empresas em fase inicial de desenvolvimento no CEI. Qualquer pessoa com uma boa ideia pode se inscrever para ingressar na incubadora. Para isso, há um edital aberto até 1º de agosto. Basta acessar o site inf.ufrgs.br/cei.
Espaço de Coworking
Outra boa nova: hoje será inaugurado o coworking do CEI. O local poderá ser usado por qualquer pessoa que precise de uma sala para trabalhar e queira integrar um ecossistema inovador. O CEI fica no Campus do Vale, na Capital (Av. Bento Gonçalves, nº 9500).